SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Novas tecnologias   /   Robótica e automação de processos revolucionam o setor logístico

Robótica e automação de processos revolucionam o setor logístico


Fonte: Porto e Notícias (19 de junho de 2019 )
Foto: Divulgação

A logística está mudando rapidamente devido às demandas dos consumidores e as empresas do setor estão recorrendo à tecnologia para obterem eficiência e melhorar seus níveis de atendimento ao cliente, assim muitas começam a implementação da robótica e a automação em seus processos, a fim de reduzir as tarefas manuais, melhorar a produtividade e possibilitar uma maior vantagem competitiva.

 

Desde 2014, a Amazon vem adicionando anualmente 15 mil robôs em suas unidades; caminhões de cerveja autônomos entregam o produto no estado americano do Colorado; e há ainda enorme potencial para a utilização de robôs, pois apenas 20% dos armazéns são automatizados. A empresa de pesquisa Tractica espera que esse tipo de investimento cresça rapidamente e alcance um valor de mercado de US $ 22,4 bilhões até o final de 2021.

 

Um dos temas principais da Transport Logistic 2019, a utilização dos robôs tem se mostrado crucial para que as empresas do setor logístico consigam manter o ritmo de crescimento sem reduzir as margens de lucro. Ao diminuírem a necessidade de mão de obra e o custo total da propriedade (TCO), a robótica e a automação auxiliam as empresas e garantem que produtos estarão no lugar certo, no momento certo e nas condições corretas.

 

Há um tempo atrás, a robótica era destinada apenas para tarefas simples e grandes empresas que tinha poder aquisitivo para esse investimento. Atualmente, as empresas não precisam de milhões para justificar um investimento em automação. A variedade de soluções disponíveis no mercado, incluindo aquelas projetadas para embalagem, seleção de peças, re-embalagem, embalagem de fornecedores e paletes, torna essa tecnologia mais viável, além de que o retorno é muito mais rápido, o que impulsiona a adoção da automação e robótica nos armazéns logísticos.

 

De acordo com a Asia Shipping , maior integradora logística da América Latina e única representante da região na Transport Logistic, é impossível fazer logística sem tecnologia nos dias atuais e a forma como esse setor é conhecido hoje no Brasil deve mudar completamente. “Blockchain, inteligência artificial, digitalização, utilização de robótica foram temas amplamente discutidos durante a feira. A chamada quarta revolução industrial veio para mudar a forma como as empresas trabalham e nós queremos trazer isso para a América Latina, transformando o mercado e oferecendo o melhor para os nossos clientes”, explica.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais