Sindicatos e Associações analisam proposta emergencial para salvaguarda do Portus
O Instituto de Seguridade Social Portus caminha para o fim, indicou o secretário nacional de Portos, Diogo Piloni, em Brasília, a sindicalistas e associações de participantes.
Sem recursos para pagar os aposentados – previsão é de que o dinheiro acabe em julho – uma das saídas encontradas pelo Governo Federal é a aprovação de algum plano emergencial que permita ao Governo, em conjunto com os órgãos envolvidos AGU, SEST, Ministério da Fazenda e patrocinadoras, encontrar uma solução definitiva para o problema.
Com a intenção de colaborar com o Governo, as entidades que representam os participantes e assistidos para analisar plano emergencial menos doloroso que o proposto pelo interventor da PORTUS em 2017, que esta sub judice porque inviabiliza a manutenção dos participantes ativos, triplicando as contribuições vertidas pelos empregados da CODESP.
A proposta emergencial será analisada amanhã às 15h30 na sede do SINDAPORT. Ela foi construída pela Rodarte Nogueira – consultoria em estatística e atuária, empresa especializada no segmento que reúne profissionais de avaliação atuarial, financeira e econômica de planos de benefícios de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) e esta assessorando os advogados que buscam uma solução para o problema.
Se for aprovado algum plano emergencial, o Governo Federal deverá fazer aportes em torno de 50 milhões, o que evitará a liquidação do Portus em julho próximo, dando sobrevida ao plano por mais 12 meses, permitindo que as partes encontrem uma solução definitiva para o problema.
Mais lidas
O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]
Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto. Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]
A pandemia interrompeu o comércio internacional, elevando o custo do transporte marítimo de mercadorias e adicionando um novo desafio à recuperação econômica global.
Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados. A ação civil pública foi promovida […]