Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Primeira mulher brasileira supervisora maquinista-motorista fluvial da Marinha Mercante é formada pelo Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar

Fonte: Marinha do Brasil (13 de junho de 2019)

Com os filhos, Jonatha Ilda Borges recebeu os cumprimentos do Comandante e do Superintendente de Ensino do CIABA


No dia 31 de maio, o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) realizou a cerimônia de formatura da turma 1/2018 do Curso Especial de Acesso a Supervisor Maquinista-Motorista Fluvial (ASMF). Jonatha Ilda de Souza Borges = tornou-se a primeira mulher brasileira Supervisora Maquinista-Motorista Fluvial da Marinha Mercante do Brasil.
 
Ela iniciou sua carreira em 2007, aos 26 anos, quando matriculou-se no Curso de Adaptação para Aquaviários – Módulo Específico para Fluviários – Seção Máquinas (CAAQ-II M), dando início ao seu pioneirismo.
 
Após a conclusão do curso, a aquaviária alcançou a categoria de Superior Maquinista Motorista Fluvial (SUF), que é o topo da carreira dos aquaviários da seção de máquinas pertencentes ao 2º Grupo (Fluviários) e exerce a função de Chefe de Máquinas na navegação fluvial. Em nível de equivalência com o 1º Grupo (Marítimos), está equiparado ao 2º Oficial de Máquinas.
 
O desempenho de Jonatha comprova a participação profissional da mulher na sociedade atual, e possui um significado especial para o CIABA, que possui mais de 126 anos de história formando e atualizando tripulantes e comandantes para a Marinha Mercante Brasileira.