Contentores crescem +3,7% em Janeiro-Abril e Sines lidera com quota nacional de 55,1%
A AMT divulgou os dados da movimentação portuária nos portos do Continente referentes ao período Janeiro-Abril – um dos destaques é a subida verificada no segmento dos Contentores, que apresentou +3,7% do volume de TEU.
Este resultado homólogo positivo tem por base as «variações positivas da generalidade dos portos», sem contar com o Porto de Lisboa, que, assinala a AMT, denotou uma descida homóloga de -6 mil TEU. Neste segmento, o grande destaque vai diretamente para os crescimentos dos portos de Leixões e Sines (+26,7 e +12,4 mil TEU, respectivamente), os bastiões do sector contentorizado em Portugal.
Movimentação de contentores atingiu os 960 mil TEU
Traçando o panorama global, explica a AMT que, no período Janeiro-Abril de 2019, o movimento de contentores para o conjunto das operações Lo-Lo e Ro-Ro atingiu cerca de 960,5 mil TEU, excedendo em +3,7% o primeiro quadrimestre de 2018, enfatizando o peso que as operações de transhipment representam no porto de Sines, com uma quota de 70,8%, muito embora tenham registado uma redução de -7,8%, enquanto o tráfego com o hinterland regista um acréscimo de +39,8%, atingindo 154,5 mil TEU.
Sines lidera com quota nacional de 55,1%, Leixões em segundo lugar
Ainda neste segmento contentorizado, sublinha-se que o Porto de Sines continua a liderar, detendo uma quota de 55,1%, seguindo-se Leixões (23,8%), Lisboa (15,1%), Setúbal (5,2%) e Figueira da Foz (0,8%), rematou a AMT.
Mais lidas
Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto. Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]
Há oportunidades para ensino médio, técnico, superior, estágios e exclusivas para PCD
O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]