SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Tradelens

Tradelens


Fonte: Porto e Notícias (12 de junho de 2019 )
Foto: Divulgação

No final do ano passado alguns dos maiores armadores de contêiner do mundo já haviam se juntado para formar a DCSA – Digital Container Shipping Association – visando aumentar a facilidade de fazer negócios com seus clientes por meio da racionalização e padronização dos inputs de dados e do fornecimento da visibilidade em toda a jornada do contêiner, desde a fábrica até o cliente final, passando por transportadores terrestres, terminais portuários, agências alfandegárias e demais autoridades.

 

Com as recentes adesões da MSC e CMA CGM, que passam a integrar o conselho da TradeLens, a plataforma lançada pela MAESRK e IBM em Agosto de 2018, e que já havia recebido a adesão da ZIM em Abril de 2019, passa a cobrir 45,7% do mercado mundial de contêiner em termos de capacidade, obtendo a credibilidade e a “musculatura” necessária para se tornar uma solução global, aberta e transparente na integração de dados e otimização das cadeias logísticas ao redor do mundo.

 

O TradeLens nada mais é do que uma plataforma Blockchain (a exemplo das criptomoedas como o Bitcoin) que permite aos participantes se conectarem, compartilhar informações e colaborar ao longo da cadeia logística, obtendo uma visão abrangente dos dados e podendo contribuir digitalmente com os movimentos das cargas em todo o mundo, ajudando a criar um registro transparente, seguro e imutável de transações.

 

Por meio da tecnologia Blockchain, que somente se torna viável na integração de grandes redes internacionais dados de diferentes parceiros, esses registros imutáveis são compartilhados através de transações que ocorrem dentro de um sistema seguro e permite que somente as partes previamente autorizadas pelos elos da cadeia tenham acesso a seus dados. Ou seja, a plataforma assegura o compromisso com os direitos de propriedade dos dados e com o acesso autorizado a cada dado, garantindo privacidade e confidencialidade, além de proporcionar maior eficiência uma vez que o usuário faz apenas um input e tem acesso em tempo real aos dados da remessa.

 

Um dos maiores embarcadores de cargo do mundo, a Procter & Gamble disse: “Estamos convencidos de que a indústria se beneficiará da transparência e precisão das soluções Blockchain e estamos satisfeitos em ver a MSC, a CMA CGM e a Maersk juntas na plataforma TradeLens. Temos testado o TradeLens para o negócio da P&G e vemos seu potencial à medida que essa solução ganha escala. Estamos ansiosos pela adoção em toda a indústria para beneficiar todos os membros da nossa cadeia.

 

Assim como nos sistemas operacionais para smartphones, onde IOS/Apple e Android/Google disputam o mercado, outras plataformas para integração dessa cadeia devem surgir no futuro, na esteira da 4ª revolução Industrial, já que muitos outros armadores, gigantes da tecnologia, agentes de carga e startups também estão buscando soluções.

 

Aqui no Brasil, no último dia 22/06 aconteceu no Expo Imigrantes o Logitech Science, um evento dedicado a fomentar a discussão de estratégias locais frente à iminente ruptura a ser promovida pela Logística 4.0. Com auditório lotado, o evento contou com cases didáticos de renomadas empresas e palestrantes internacionais (DHL, IBM, McKinsey, Accenture, UPS etc), o que motivou os organizadores (Guia Marítimo e NürnbergMesse) a anunciar um novo evento para Agosto. Entre os armadores, apenas a MSC marcou presença.


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais