SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   Tecon Rio Grande registra novo recorde e movimenta mais de mil contêineres em oito horas

Tecon Rio Grande registra novo recorde e movimenta mais de mil contêineres em oito horas


Fonte: Comex do Brasil (7 de junho de 2019 )

Porto Alegre – O Tecon Rio Grande, terminal de contêineres do Grupo Wilson Sons, registrou no fim de maio o maior índice de produtividade do ano. Foram movimentados 217 contêineres na primeira hora de operação do navio CMA CGM Magadalena, da linha Bossa Nova Service. Toda a ação demorou 8 horas e 39 minutos e movimentou no total 1.111 contêineres, com produtividade final de 127,70 contêineres/hora.

 

O recorde foi obtido com uma utilização média de 4,51(Super Post Panamax Ship to Shore), equipamentos responsáveis pela movimentação de contêineres entre o navio e o pátio. Cada STS obteve uma produtividade por guindaste de 45,97 movimentos por hora.

 

“Não faz muito tempo, um navio com movimentação acima de 1.000 contêineres poderia levar até 20 horas de operação. Ano após ano, a nossa produtividade melhora e mostramos aos nossos clientes armadores que somos um terminal de primeira linha, com tecnologia de ponta e excelência em segurança”, destaca Paulo Bertinetti, diretor presidente do Tecon Rio Grande.

 

Entre os fatores que contribuíram para os índices positivos estão o treinamento constante da equipe e dos investimentos em tecnologia, com a implantação do sistema Navis N4, e em novos equipamentos. O terminal conta hoje com nove STSs (capazes de operar em navios de até 24 contêineres de largura) e 22 RTGs (Rubber Tyred Gantry), guindastes móveis utilizados na movimentação dos contêineres no pátio), sendo oito elétricos, além de dois mobile cranes (guindaste com 100t de capacidade) e 56 tratores de pátio.

 

O ano de 2018 foi considerado o de melhor produtividade na história do Tecon Rio Grande, com alta de 22% em comparação ao ano anterior. Em 2017, esse aumento foi maior: 35% em relação a 2016. No ano passado, o terminal também apresentou queda de 14% nos tempos de operação e de atracação.

 

Com mais de 20 anos, o Tecon Rio Grande é um dos mais importantes terminais de contêineres da América Latina. Opera as principais linhas de navegação que escalam o país e atende a cerca de três mil importadores e exportadores, tendo se tornado fundamental para o desenvolvimento econômico do estado do Rio Grande do Sul.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais