SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Grupo Sousa premiado como empresa do ano

Grupo Sousa premiado como empresa do ano


Fonte: Portos de Portugal (7 de junho de 2019 )

O Grupo Sousa foi distinguido como “Empresa do Ano” nos prêmios “Excellens Oeconomia”, evento que vai na sua 7ª edição e que é organizado pelo Jornal de Negócios e PwC. Este prêmio celebra “os melhores casos de sucesso da nossa economia que se elevam ao nível da excelência. O Júri, composto por nomes de reconhecido mérito, distingue anualmente uma empresa e uma personalidade que, como os conquistadores, são capazes de navegar contra ventos e marés. É já uma montra de players que se têm destacado pelo mérito e pelo contributo sustentado para o reforço da economia nacional”. 


Luís Miguel Sousa recebeu o prêmio “em nome de todos os colaboradores do Grupo Sousa”
 e revelou que “promover o reconhecimento é uma tarefa que temos de registar e aplaudir num país pouco habituado a fazê-lo”. O presidente da empresa madeirense salientou que o grupo foi criado em 1985 e que tem vindo a crescer de forma orgânica e por aquisições: “Operamos dez navios e transportamos por ano 140 mil contentores. Um em cada cinco contentores que entra ou sai do Porto de Lisboa são transportados em navios do Grupo Sousa. Um em cada nove contentores que entra ou sai do Porto de Leixões são operados pelo Grupo Sousa. Transportamos 340 mil passageiros/ano no transporte inter-ilhas, movimentamos 580 mil passageiros no terminal de cruzeiros de Lisboa, operamos linhas nacionais e internacionais e somos o 84º maior armador do Mundo na lista da Alphaliner”. 

 

Luís Miguel Sousa salientou ainda que “o mercado dos transportes marítimos está fortemente concentrado e que os sete maiores armadores do mundo representam 75% da oferta global. Estamos, pois, num setor muito competitivo, de capital intensivo e de livre acesso. Somos transportes marítimos, operação portuária, plataformas logísticas, operadores de terminais portuários de passageiros e carga, energia, mas também somos parcerias, somos foco no cliente e no serviço, respeito por todos os stakeholders, responsabilidade social, ética e sustentabilidade. Num percurso de 34 anos somos hoje uma equipa de 810 pessoas que contribuem todos os dias para o sucesso do grupo e o que somos hoje é muito resultado do nosso esforço coletivo”. 

 

O júri dos prêmios “Excellens Oeconomia”, é composto por personalidades como Pedro Rebelo de Sousa, da SRS Advogados, Marques Mendes, António Saraiva, presidente da CIP, António Vitorino, António Lobo Xavier, Madalena Tomé, da SIBS, entre outros.

 

O Grupo Sousa é o maior armador nacional e possui negócios nas áreas dos transportes marítimos, operações portuárias, logística, energia e turismo. Recentemente entrou no negócio dos operadores de reboques portuários, tendo adquirido, juntamente com a Pioneiro do Rio, a Svitzer Portugal.

 

 

 


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais