Login
Associe-se
NOTÍCIAS

ABTP – Eleitos os Conselhos Deliberativo e Fiscal para o biênio 2019-2021

Fonte: ABTP (07 de junho de 2019)

Clythio Backx van Buggenhout é o novo presidente do Conselho Deliberativo


O Engenheiro-Naval e oficial de Marinha da reserva (Capitão-de-Mar-e-Guerra) Clythio Backx Van Buggenhout, foi eleito no dia 30 de maio para presidir o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP).
 
O novo presidente, que já atuava como vice-presidente do Conselho desde 2017, liderou a única chapa apresentada para concorrer, eleita por unanimidade em Assembleia Geral Ordinária realizada em São Paulo (SP). Clythio van Buggenhout irá substituir Antonio Carlos Duarte Sepúlveda, que presidiu o Conselho Deliberativo da ABTP por dois mandatos, de 2015 a 2019.
 
Representante da empresa Cargill Agrícola, onde atua como diretor de Portos desde 2009, Buggenhout é formado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), e bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval da Marinha do Brasil, tendo também cursado pela Coppead-UFRJ um MBA em Gestão Estratégica.
 
De sua experiência, Buggenhout ressalta os dois anos de atuação na gestão de portos públicos, como Presidente da Companhia Docas do Pará (CDP), tendo, antes disso, trabalhado como Diretor da Sociedade Classificadora de Navios Bureau Colombo, e Superintendente de Programas de Obtenção da Diretoria de Engenharia Naval da Marinha do Brasil.
 
Para atuar ao seu lado, foi escolhido como vice-presidente o economista e diretor-geral do Sepetiba Tecon S/A., Augusto Wagner Padilha Martins, além dos 15 conselheiros titulares e 15 suplentes que compõem o Conselho Deliberativo. Para o Conselho Fiscal foram eleitos seis representantes, sendo três titulares e três suplentes. A nova composição buscou melhorar a representatividade dos diversos segmentos e localidades geográficas dos associados.
 
Após a posse, Buggenhout enfatizou que espera dar continuidade ao excelente trabalho realizado pelo Conselho Deliberativo no passado recente, destacando que enxerga no momento atual uma janela de oportunidades para atuação da ABTP. “O atual governo tem uma linha de atuação reformista e está aberto ao diálogo. A ABTP irá tratar os temas de forma proativa, buscando apresentar soluções viáveis”, destacou.
 
Veja a composição do Conselho Deliberativo.