SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Portos: subida do nível das águas pode custar até 69 milhões

Portos: subida do nível das águas pode custar até 69 milhões


Fonte: Jornal da Economia do Mar (5 de junho de 2019 )

Investigadores da Universidade de Rhode Island concluíram que os 100 principais portos dos Estados Unidos da América podem precisar de investir entre cerca de 50 mil milhões de euros e 69 mil milhões de euros para lidar com a possível subida do nível médio das águas do mar em dois metros.

 

Na sequência das piores previsões que têm vindo a ser conjecturadas por vários especialistas, de acordo com as notícias veiculadas, há já vários gabinetes de projecto norte-americanos a trabalharem para tal eventualidade, o que, na perspectiva de Austin Becker, Professor do Departamento de Assuntos Marinhos da Universidade de Rhode Island, para além de ter uma primeira grande vantagem de permitir estimar eventuais custos, serve também e sobretudo para incentivar os respectivos portos a tomar consciência da necessidade de perseguirem e adoptarem, desde já, novas políticas e consequentes práticas de sustentabilidade.

 

Segundo ainda outros estudos igualmente recentes mas ainda por publicar, como revelou igualmente o Professor Austin Becker, sem identificar quais, haverá pelo menos 15 portos no Costa Atlântica onde se podem identificar problemas semelhantes, segundo as respectivas autoridades portuárias.

Todavia, defende o Professor Rhode Island, o grau de consciência das autoridades portuárias norte-americanas é superior para este tipo de ameaça sendo, por consequência, os respectivos portos os que melhor se estão a preparar para tal eventualidade.

 

Nesse sentido, crê igualmente que os portos dos países menos desenvolvidos, por falta de adequado planeamento, poderão vir a ser os que mais sofrerão se nada entretanto for feito para os ajudar.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais