Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Suape busca modernização em parceria com startups

Fonte: Folha PE (03 de junho de 2019)

Startups e demais empreendedores estiveram no Suape Match Day
Foto: Rhudá Jardim/Governo de Pernambuco


Após mudança na administração no início do ano, o Porto de Suape quer dar um próximo passo rumo à modernização e automatização de serviços. E nada melhor do que buscar parcerias em Pernambuco. Para isso, a empresa realizou um match day com mais de 20 startups do Porto Digital, buscando soluções para setores do terminal portuário.
 
Estiveram presentes também algumas das 100 empresas que hoje estão alocadas em Suape, como a Tecon Suape, Pamesa, Localfrio, Frompet, Concessionária Rota do Atlântico. O Suape Match Day foi a primeira iniciativa articulada pelo novo setor criado pela atual gestão do atracadouro. O Departamento de Inovação analisou contextos, identificando desafios e oportunidades, para propor inovações em todas as áreas de Suape.
“Sabíamos o quanto era importante as startups daqui terem acesso a estas grandes empresas. Por isso, realizamos este evento, que era a maneira mais prática de estabelecer esta conversa”, diz o presidente do Porto de Suape, Leonardo Cerquinho, que está no comando do atracadouro desde janeiro deste ano.
 
Segundo Cerquinho, as áreas que demandam uma maior intervenção da tecnologia para otimização dos serviços são a atracagem de navios e o mapeamento da área de 13.500 hectares do porto, com destaque para os contêineres. “A gente tem desafios importantes que poderiam ser automatizados, por exemplo. Poderíamos controlar a velocidade de aproximação, evitando a danificação das defensas e aumentando o tempo de vida útil das estruturas de concreto”, diz. “Havendo a solução e o acerto, será realizada a contratação por meio de licitação ou contratação direta também”, completa.
 
Realizador da ponte entre o Porto de Suape e o Porto Digital, o gerente do Departamento de Inovação de Suape, Ed Dantas explica: “Faltava um modelo de que precisava desta estruturação mais tecnológica, utilizando os conceitos de Indústria 4.0 e inteligência de dados. A ideia é fazer a partir daqui.” A intenção do departamento é que nos próximos dois meses possam ser realizados mais encontros.
 
A abertura do evento teve a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico Bruno Schwambach, em parceria com a equipe da Softex. “Um evento como esse ajuda a pensar os desafios e oportunidades que a gente tem em Suape. Esperamos que estas empresas também possam fazer parcerias e utilizar o governo como um grande laboratório”, disse Schwambach.