SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Operações   /   UE financia novo projeto de navegação autônoma

UE financia novo projeto de navegação autônoma


Fonte: Jornal da Economia do Mar (31 de maio de 2019 )

A Comissão Europeia (CE) anunciou um novo financiamento para um projeto de navegação marítima autônoma em águas europeias, denominado AUTOSHIP, e que funcionará em redor da Rolls Royce e da Kongsberg, dois importantes fornecedores de tecnologia e equipamentos industriais.

 

Durante três anos e meio, serão construídas e testadas duas embarcações autônomas e de controlo remoto, juntamente com a respectiva infra-estrutura terrestre de apoio. O orçamento previsto é de 27,6 milhões de euros, dos quais 20,1 milhões serão provenientes da União Europeia.

 

Os testes decorrerão durante duas campanhas de demonstrações piloto vocacionadas para a mobilidade entre o Corredor Báltico e um importante porto marítimo da União Europeia e o seu hinterland.

 

A componente tecnológica incluirá navegação totalmente autônoma, agendamento auto-diagnóstico, prognóstico e operacional, bem como aspectos de comunicação capacitadores de um alto grau de segurança informática e integração dos navios numa infra-estrutura eletrônica moderna. Paralelamente, instrumentos digitais e metodologias para concepção, simulação e análise de custos serão desenvolvidas para toda a comunidade de navios autônomos.

 

O projeto contribuirá para que os operadores e armadores melhorem as economias de escala dos seus investimentos, visando maior competitividade e renovação de frotas, tornando-as mais atrativas do que as frotas rodoviárias.

 

A CE espera que este desenvolvimento acelere a chegada da próxima geração de navios autônomos, demonstrando esta solução em ambiente real de navegação marítima de curta distância (short sea shipping) e vias navegáveis interiores.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais