17º Fórum Nacional Santos Export 2019
Fonte: Abol Brasil (31 de maio de 2019)
O sistema de Portos do Brasil vive um momento crucial. Os setor quer consolidar a identidade na escolha da modelagem do processo: privado e sob concessão pública. É neste cenário que acontece o 17º Fórum Nacional Santos Export 2019. O evento nacional, marcado para acontecer nos dias 8 e 9 de outubro próximo, visa discutir a expansão do setor logístico.
Com organização da UNA Marketing Eventos, o objetivo do Fórum é reunir autoridades públicas, dirigentes de entidades privadas e representantes de todos os segmentos que englobam a gestão do fluxo de cargas do setor portuário, comércio exterior e operadores logísticos.
Segundo o Fabrício Julião, diretor da UNA, o sistema portuário brasileiro vive um momento de grandes definições e o objetivo é contribuir na busca de soluções para ajudar o setor a consolidar sua identidade como um dos maiores do país. “Quando se discute a implantação nos portos de gestões técnicas de autoridades portuárias que incentivem novas licitações, ampliando a participação da iniciativa privada, é preciso entender que novos caminhos exigem ampla reflexão e estudos aprofundados”, afirma Julião.
Esse ano o Santos Export resolveu ampliar o leque dos debates e o espectro de atuação, incluindo temas como: operações logística, multimodalidade, tecnologia, gestão, regulamentação e as barreiras que travam o comércio exterior. “Queremos um evento proativo que possa contribuir para iluminar todas essas questões. Além de ser realizado em Brasília, outras novidades são a parceria de mídia e conteúdo com o Grupo Folha de S.Paulo e a criação de um Comitê Orientador formado por especialistas de todas essas áreas contempladas no evento”, comemora o diretor da organizadora do Forúm.
Aproveitando a experiência das edições anteriores, a UNA Eventos considerou importante para o Santos Export 2019 estabelecer uma pauta que, além de tratar do Novo Modelo Portuário Brasileiro, debatesse a logística como um todo, dando ênfase à multimodalidade. Para isso, foi criado o Comitê de Orientação que vai ajudar a organizar a programação do evento.
Segundo José Roberto Campos, coordenador do comitê de orientação, o grupo vai estudar os temas a serem analisados nos dois dias do evento, bem como escolher os palestrantes e o formato dos painéis. Para a formação do comitê foram convidados profissionais com grande conhecimento dos temas que estão presentes na logística.
“Em nossa primeira reunião, debatemos o formato dos dois dias do evento e iniciamos a escolha dos temas. Nas edições anteriores, o Santos Export trouxe a discussão de pautas altamente relevantes para o setor portuário, que influenciou decisões políticas e administrativas, bem como possibilitou, em suas viagens técnicas, ver e adquirir conhecimentos modernos que foram aplicados no setor. Esse ano queremos um Santos Export mais abrangente e que possamos aproveitar o momento de ruptura nas políticas públicas para ter influência nas mudanças que estão por vir”, afirma José Roberto Campos.
Segundo ele, todos os integrantes do grupo têm muita experiência teórica e prática com o tema e certamente acontecerão palestras bem diferentes das últimas edições, mapeando os principais pontos para dar um salto efetivo na área de logística no país, que é uma das áreas mais importantes relacionadas ao custo Brasil na questão do comércio exterior.
Segundo Fabrício Julião, diretor da UNA, as reuniões com os integrantes do Comitê Orientador estão ajudando a selecionar nomes e temas para a programação que será definida em breve. O Santos Export terá painéis com a participação de autoridades federais, dirigentes de entidades públicas e privadas de todos os setores ligados aos portos, à logística e à economia que permitirão melhor entendimento aos participantes do que se espera para o presente e o futuro do sistema.
Esse ano o Santos Export traz muitas novidades na programação. Uma delas é que em 8 de outubro, primeiro dia do evento em Brasília, haverá apresentações específicas de algumas entidades sobre seus setores. Inicialmente, o CENTRONAVE – Centro Nacional de Navegação Transatlântica, representante dos armadores; em seguida, a ABOL – Associação Brasileira dos Operadores Logísticos, que terá uma hora e meia para falar sobre o setor e cenário dos operadores logístico no Brasil. No mesmo dia, representante da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) falará sobre a indústria e a CNT – Confederação Nacional de Transportes discorrerá a respeito de tecnologia aplicadas aos transportes em geral.
A diretor presidente da ABOL faz parte do Comitê de Orientação. Segundo Cesar Meireles, a ABOL ficou muito honrada com o convite para compor o comitê e também participar como apoio institucional do evento. Meireles diz ter expectativa positiva sobre o evento e afirma pensar que o momento é de integração. “Temos uma máxima na ABOL de que logística integrada é pleonasmo vicioso. Não há mais espaço para que os setores de fechem em si. Olhar os segmentos de transporte e logística de forma fragmentada, de maneira hermética, é anacrônico, é uma leitura ultrapassada, sobretudo em um país que precisa urgentemente integrar suas regiões através da multimodalidade”, completa.
“O Fórum Nacional Santos Export já é um evento consagrado estando em sua 17º edição. Ele reúne os mais importantes atores da área portuária. Este ano, a organização do evento, na busca de voltar-se à vanguarda da logística, em um momento em que a multimodalidade e todos os elos da cadeira logística se fazem absolutamente necessários para que o Brasil retome o crescimento, traz um olhar clarividente de fazer com que o evento transcenda a questão unicamente portuária, ou seja, avance além da fronteira do porto. Claro que a atividade portuária sempre será relevante sobretudo para um país de dimensão continental, com 8 mil km de costa. A visão portuária moderna de integração também passa por aí. Nesta ótica, na busca pela multimodalidade, também estamos preocupados em disseminar e discutir a cabotagem e a integração dos portos. O Brasil é um pais com uma larga dimensão e precisa trazer para a agenda a pauta da integração modal”, afirma Cesar Meireles.
Como é tradição do evento, que se amplia com visitas técnicas a portos do exterior, este ano está programada a ida ao Porto de Singapura, o terceiro maior complexo portuário do sudeste asiático em movimentação de cargas. A visita acontece no período de 30 de agosto a 7 de setembro de 2019. Singapura é um país muito forte no setor de logística, que movimenta em contêineres quase dez vezes o que movimenta o Porto de Santos nas operações portuárias. “É um país pequeno, mas é uma porta de entrada logística e financeira da América Latina e outras partes do mundo para a Ásia. Queremos mostrar também o lado comercial e de inovação tecnológica de Singapura”, comemora Fabrício Julião, diretor da UNA.
A 17ª edição terá abrangência nacional. Hoje, o setor portuário envolve 95% do nosso comércio exterior, o que demonstra a sua importância para a economia do Brasil. A participação dos especialistas e autoridades convidados dará luz para as discussões e para as novas oportunidades que se abrem neste novo governo.
Mais informações: www.forumsantosexport.com.br