SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Roterdã envia contêiner inteligente em missão de coleta de dados em todo o mundo

Roterdã envia contêiner inteligente em missão de coleta de dados em todo o mundo


Fonte: Portos e Navios (27 de maio de 2019 )

O porto holandês de Roterdã enviou o super inteligente Contêiner 42 em uma missão de coleta de dados de dois anos em todo o mundo. Durante esta jornada, o contêiner — que abriga uma série de sensores e equipamentos de comunicação — estará medindo mudanças em parâmetros como vibração, inclinação, posição, som, poluição do ar local, umidade e temperatura.

 

A unidade também foi equipada com painéis solares, que podem ser usados para determinar a quantidade de energia que um contêiner pode gerar durante uma determinada viagem por navio, trem ou caminhão. O contêiner fará sua primeira parada no início de junho, em Munique, na Alemanha.

 

Roterdã tem a ambição de ser o “porto mais inteligente do mundo” e é por isso que assumiu a liderança na transformação digital das atividades portuárias e logísticas. E o Contêiner 42 serve como uma metáfora para essa transformação. Que tipo de coisas uma remessa de contêineres atravessa quando é transportada por via marítima ou terrestre? Tudo é registrado pelo Container 42.

 

Os dados coletados fornecem informações sobre os desafios enfrentados durante o transporte e a logística e contribuem para o desenvolvimento de um chamado ‘gêmeo digital’ para o porto: uma representação digital da área real e física do porto.

 

As fundações do projeto são formadas pela plataforma existente Internet of Things (IoT) da Autoridade do Porto de Roterdã. A Autoridade Portuária usa essa plataforma baseada em nuvem para coletar e processar dados provenientes de sensores instalados em toda a área do porto.

 

Isso fornece aos usuários informações em tempo real sobre a infraestrutura local, a qualidade da água e do ar, entre outras coisas, permitindo que o porto de Roterdã melhore ainda mais a prestação de serviços. A digitalização dos serviços portuários de Roterdã contribuirá para o encaminhamento ainda mais seguro, mais rápido e mais confiável da carga. Em algum momento no futuro também permitirá que acomode o transporte autônomo em sua área portuária.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais