SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Operações   /   Autoridade Portuária enviará proposta de reestruturação tarifária para o CAP

Autoridade Portuária enviará proposta de reestruturação tarifária para o CAP


Fonte: Porto de Santos (24 de maio de 2019 )
Foto: Porto de Santos

A Autoridade Portuária de Santos (Codesp) pretende encaminhar, em até dois meses, ao Conselho de Autoridade Portuária (CAP) a proposta de reestruturação tarifária, tempo necessário para internalizar as regras recém-publicadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

 

A nova lógica da cobrança estabelece, por exemplo, que o pagamento pelo uso do canal de navegação seja feito pela tonelagem bruta do navio – hoje é pela quantidade de carga transportada na embarcação. “Em alguns casos a tarifa vai subir, em outros, cair”, disse o diretor-presidente da Autoridade Portuária, Casemiro Tércio Carvalho.

 

O executivo adiantou, também, que todos os custos indiretos serão alocados na tabela de acesso aquaviário. “É a forma mais justa de equalizar arrendamento e terminal de uso privado”, disse, ao receber visita da diretoria nacional e a delegação regional da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP). O presidente da entidade, Jesualdo Silva, fez uma apresentação sobre as principais pautas da entidade que reúne tanto terminais arrendados quanto de uso privado.

 

Tércio destacou os 3 eixos da gestão: olhar para dentro de casa, visando ao equilíbrio econômico-financeiro da empresa; valorizar o cliente bom pagador, ser firme com os que devem à companhia e priorizar a carga, a razão de ser do Porto; e conceder serviços à iniciativa privada, como a gestão do canal e o viário terrestre.

 

Ainda no terceiro eixo, a meta é que em três anos a Companhia esteja preparada para abrir o capital. A Autoridade Portuária está atuando fortemente na adoção de mecanismos de compliance e governança corporativa e pretende ser certificada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) em um ano e meio, de forma a atender exigências de governança para listagem na bolsa de valores (B3).


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais