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Prolongamento do quebra-mar de Leixões: impasse causará graves problemas às exportações nacionais, alerta a CPL


Fonte: Revista Cargo (23 de maio de 2019 )

Em comunicado, a Comunidade Portuária de Leixões (CPL) abordou o tema quente da requalificação das acessibilidades do Porto de Leixões, fazendo uma frontal e vincada apologia do projeto de reestruturação que inclui o prolongamento do quebra-mar (em cerca de 300 metros).

 

A entidade, liderada por Jaime Vieira dos Santos, defende ser essencial para a evolução competitiva do porto nortenho o avanço de tão decisivas obras de expansão. A areia na engrenagem tem sido a campanha de desinformação em redor deste tema, considerou a CPL. Segundo o organismo, a empreitada é decisiva para a região e para todo o país, e a sua não concretização pode colocar em xeque o futuro do Porto de Leixões.

 

CPL critica campanha de desinformação em curso

Para a CPL, decorre uma campanha de desinformação que sistematicamente deforma e deturpa os dados obtidos em aturados estudos previamente desenvolvidos por entidades independentes de reconhecido prestígio. Para a comunidade portuária, tal desinformação vem criando um clima de desconfiança em torno da qualidade da Praia de Matosinhos, que acabará por afetar, no imediato, os agentes que economicamente dela dependem e que se constituem como os seus maiores detratores, explica a CPL, citada por matéria jornalística da TSF.

 

Exportações em xeque
Dado o vincado perfil de porto exportador no que à carga contentorizada diz respeito (o Porto de Leixões exporta atualmente para 182 países, frisou a comunidade portuária), qualquer constrangimento que afete o Porto de Leixões provocará graves problemas com as exportações nacionais. É tempo de execução de uma obra que defende um bem colectivo que não pode ser destruído, finalizou assim o comunicado da CPL.


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