SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   USP vai levar educação fiscal a escolas de ensino médio

USP vai levar educação fiscal a escolas de ensino médio


Fonte: Jornal da USP (22 de maio de 2019 )

Qual a importância do Estado? Para que servem os impostos? Quais as obrigações de governos federais, estaduais e municipais? A resposta a cada uma destas questões envolve conceitos nem sempre bem compreendidos pelos cidadãos apesar de sua relevância para o País. De olho no público jovem, professores e alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP querem levar essa discussão às escolas de ensino médio.

 

O Educare é um projeto que leva educação fiscal a estudantes de instituições públicas e privadas. A realização é da organização estudantil Nexos Gestão Pública, com apoio do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic), e levou em conta a escassez de disciplinas relacionadas à cidadania e aos direitos e deveres da população.

 

Por meio de encontros nas escolas, dinâmicas em grupo, aulas e visitas guiadas às faculdades, o projeto visa levar assuntos necessários à manutenção da cidadania para os adolescentes, englobando os direitos e deveres perante a sociedade.

 

A coordenadora do GPublic e da Nexos, professora Claudia Souza Passador, conta que o objetivo da iniciativa é que os alunos compreendam, já no ensino médio, as funções e responsabilidades do pacto federativo. “Acreditamos que os jovens terão impacto maior na sociedade, pois estão na fase inicial de exercer seu papel como cidadãos”, diz o presidente da Nexos, Antonio Augusto do Valle Silva. “Além disso, o Educare aborda temas relacionados a perspectivas de futuro, demonstrando as oportunidades possíveis a eles na escolha de sua vida profissional e acadêmica.”

 

O Educare é desenvolvido em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação da USP, Receita Federal, Secretaria da Educação de Ribeirão Preto e a Prefeitura do Campus da USP na cidade. Também participam do projeto o professor João Luiz Passador, da FEA-RP, e a professora Flávia Trentini, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP.

 

Lançamento

O projeto será lançado nesta quinta-feira, 23 de maio, às 14 horas, no Anfiteatro da FEA-RP. Abre o evento o debate A Importância da Educação Fiscal, mediado pela professora Claudia, com a participação de Karla Fantacini, professora e auditora fiscal da Receita Federal do Ministério da Fazenda, e de Flávia Trentini, professora da FDRP. Logo após, haverá a palestra Carreiras no Setor Público, ministrada pela professora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e pesquisadora do Gpublic, Luna Marquez Ferolla.

 

O evento é gratuito, aberto ao público e sem necessidade de inscrição. Será no Anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres, Bloco A da FEA-RP, Av. Bandeirantes, 3900, campus da USP em Ribeirão Preto. Mais informações na página do evento  no Facebook.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais