SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Descarga de rocha fosfática é suspensa em berço no Porto de Santos

Descarga de rocha fosfática é suspensa em berço no Porto de Santos


Fonte: Diário do Litoral (22 de maio de 2019 )
A operação de descarga de rocha fosfática de um navio era realizada no berço do Armazém 15, na margem direita Foto: Reprodução

Uma descarga de 30 mil toneladas de rocha fosfática iniciada na semana passada, em um berço no Porto de Santos, foi suspensa pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), nesta segunda-feira (20), devido à constatação de dispersão de material particulado (poluentes). Esta operação, em um navio, era realizada no berço do Armazém 15, na margem direita (Santos).

 

Segundo a Codesp, a operação só será retomada com a intensificação de controles ambientais e operacionais.

 

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que constatou a ausência de equipamentos de controle de poluição ambiental, como funil ecológico, durante esta descarga. “As medidas administrativas cabíveis estão em avaliação”, afirmou a Cetesb.

 

A Codesp ainda afirmou que, na condição de autoridade portuária, tomará as medidas necessárias “em caso de novas irregularidades”.

 

Na segunda, os trabalhos da Codesp no local foram feitos por equipes de Fiscalização de Operações, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.

A empresa Mosaic, responsável pela importação da rocha fosfática, afirmou, em nota, que a operação de descarga de rocha fosfática no berço 15 tem licença ambiental e está sendo acompanhada desde o ínicio pelos orgãos reguladores Cetesb e Codesp.

 

Riscos

O engenheiro agrônomo e ambiental, Cláudio Laurini Santana, pós graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) alerta sobre os riscos da dispersão de material particulado neste tipo de operação.

 

“Esse particulado desce e, em qualquer lugar que tenha água e fauna marinha, a rocha fosfática é muito agressiva, porque ela, em contato com a água, diminui o oxigênio na água”, afirmou.

 

Para pessoas que sejam expostas ao material, segundo Santana, há possibilidade de tosse e dificuldade para respiração.


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais