SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   ANTAQ e associações do setor conversam sobre cronograma da norma de preços portuários

ANTAQ e associações do setor conversam sobre cronograma da norma de preços portuários


Fonte: ANTAQ (22 de maio de 2019 )

Representantes das associações de terminais portuários, entre as quais ABRATEC, ABTP e ATP, estiveram hoje (21), na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, em Brasília, para falar sobre a Resolução nº 31/2019, que regula a prestação de informações pelos terminais ao Sistema de Acompanhamento de Preços Portuários – APP. A ferramenta, que permitirá conhecer os preços médios praticados nos terminais portuários de todo o país, integrará o Sistema de Desempenho Portuário – SDP, com os dados estatísticos da Agência.

 

De acordo com o cronograma definido pela Autarquia, os terminais deverão aderir ao Sistema até o dia 15 de junho próximo. Contudo, além de mais prazo para se adequarem ao regramento da ANTAQ, os representantes dos terminais pediram que a Agência explicite em um documento específico a confidencialidade das informações prestadas, com o uso dos dados exclusivamente para fins estatísticos.

 

O diretor-geral da ANTAQ, Mário Povia, que estava acompanhado do diretor Francisval Mendes, disse que a Agência pode editar uma resolução com uma declaração de confidencialidade do uso dos dados. Quanto à dilatação do prazo para início do envio das informações, que está programado para setembro próximo, Povia prometeu levar o pleito à avaliação dos demais diretores.

 

“Com os nossos dados, não precisaremos mais recorrer ao banco mundial para saber sobre os preços praticados nos nossos terminais portuários”, observou Povia. O diretor-geral da ANTAQ reiterou que o levantamento traz transparência e vai mostrar que os preços portuários vêm caindo ao longo dos últimos anos.

 

O levantamento

Durante o mês de abril último, a ANTAQ colocou o Sistema de Acompanhamento de Preços Portuários em fase de teste em seu portal, na internet.

 

A Agência fará o acompanhamento das informações enviadas pelos terminais mensalmente, tendo por referência os preços praticados nos dois meses anteriores. O levantamento vai contemplar os preços cobrados na armazenagem, nos serviços de pátio e de cais ou na cesta de serviços, começando pelo segmento de contêineres.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais