SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Singapura abre centro de segurança cibernética marítima

Singapura abre centro de segurança cibernética marítima


Fonte: Jornal da Economia do Mar (21 de maio de 2019 )

Com o objectivo de combater a crescente ameaça de segurança no sector marítimo, a Autoridade Marítima Portuária de Singapura (AMPS) inaugurou um novo Centro de Operações de Segurança Cibernética Marítima (MSOC) 24/7, que será operada pela ST Engineering e o seu hub, segundo o Safety4Sea. Este objectivo será cumprido por meio de atenção prévia e resposta a potenciais ataques cibernéticos na infra-estrutura.

 

O MSOC realizará monitorização 24 horas por dia, 7 dias por semana, e correlacionará as bases de dados de toda a infra-estrutura de informação crítica marítima (CII) que partilhará com o Centro de Controlo de Operações Portuárias, visando detectar e monitorizar ataques cibernéticos, analisando actividades, detectando anomalias e ameaças para responder aos incidentes de segurança cibernética usando soluções tecnológicas disponíveis.

 

“As ameaças cibernéticas ocorrem de muitas formas e têm vindo a aumentar de forma constante em todo o mundo. Como o centro de transbordo mais movimentado do mundo, é importante que salvaguardemos a infra-estrutura marítima e portuária para evitar uma grande interrupção nas operações portuárias e na entrega de serviços”, afirmou Niam Chiang Meng, Presidente da MPA Singapura, na abertura do Centro.

Outras iniciativas foram também implementadas pela AMPS nesta matéria: colaborou com a Singapore Shipping Association e a Singapore Polytechnic para desenvolver um novo “Curso de Treino em Segurança Cibernética Marítima (Intermediário)” para que o pessoal marítimo possa aprimorar os seus conhecimentos na gestão de ameaças cibernéticas. Este novo curso prevê-se para o primeiro semestre do próximo ano.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais