SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Vagões descarrilam, derrubam mais de mil toneladas de soja e bloqueiam ferrovia em SP

Vagões descarrilam, derrubam mais de mil toneladas de soja e bloqueiam ferrovia em SP


Fonte: G1 (17 de maio de 2019 )
Descarrilamento de trem derruba carga de soja no litoral de São Paulo — Foto: G1 Santos

Pelo menos 14 vagões carregados com mais de mil toneladas de soja tombaram em São Vicente, no litoral de São Paulo, nesta quinta-feira (16). O acidente bloqueou a ferrovia, que é um dos principais acessos ao Porto de Santos. Segundo informações oficiais, não há vítimas e o produto transportado ficou espalhado em região de mata.

 

O tombamento dos vagões ocorreu durante intensa chuva que atinge a região da Baixada Santista, nas proximidades do Km 111 da ferrovia, que interliga o planalto ao litoral do estado. Todos os veículos integravam uma composição da empresa Rumo que saiu de Rondonópolis (MT) e tinha como destino terminais do cais santista.

 

Conforme apurado pelo G1, houve o descarrilamento de quatro vagões, seguidos do tombamento de outros 10. As locomotivas não saíram dos trilhos e os condutores não se feriram. Todos transportavam grãos, que caíram no entorno da ferrovia na região de mata da Serra do Mar, e parte do produto chegou aos dutos da rede pluvial.

 

Descarrilamento de trem derruba carga de soja no litoral de São Paulo — Foto: G1 Santos

A Prefeitura de São Vicente informou que o acidente ocorreu em área federal, fora da responsabilidade do município, e que monitora o ocorrido a partir das ações das equipes da empresa responsável e das autoridades ambientais. A municipalidade declarou, também, que não há registro de vítimas.

 

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi acionado e apura as circunstâncias do ocorrido e danos ao ambiente. A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) não informou eventuais impactos com o bloqueio da ferrovia para o recebimento de outras cargas ao complexo portuário.

 

A Rumo confirmou o acidente, ocorrido entre os pátios ferroviários de Paratinga e Perequê. “Ninguém ficou ferido. Equipes da concessionária trabalham no local para retirada do material e limpeza da área. A previsão é que a circulação seja restabelecida até o fim desta noite. A empresa está apurando as causas do descarrilamento”, declarou.

 

Confira o vídeo: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/videos/v/vagoes-descarrilam-derrubam-mais-de-mil-toneladas-de-soja-e-bloqueiam-ferrovia/7620856/


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais