SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Lisboa acolhe dois dos maiores eventos mundiais sobre os temas do mar

Lisboa acolhe dois dos maiores eventos mundiais sobre os temas do mar


Fonte: Portos de Portugal (15 de maio de 2019 )

Quinta e sexta-feira, Lisboa será o centro do mundo para a discussão dos grandes temas dos Oceanos à escala global.

 

A capital portuguesa foi escolhida pela Comissão Europeia como palco para a edição de 2019 do Dia Europeu Marítimo (European Maritime Day), evento que decorre entre os dias 16 e 17 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa (Praça das Indústrias, Lisboa).

 

O European Maritime Day é um evento anual promovido desde 2008 pela Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas (DG MARE) da Comissão Europeia que reúne mais de um milhar de intervenientes nas diferentes fileiras da economia do mar.

 

Apresentado como a “WebSummit do Mar”, este palco internacional de debate do mar estará este ano focado no empreendedorismo, pesquisa, inovação e investimento, com vista a aumentar as tecnologias sustentáveis e cadeias de valor emergentes na vasta economia do mar.

 

O Comissário Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, Karmenu Vella, o Diretor-Geral da DG MARE (Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas), João Aguiar Machado, e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, são outras presenças ilustres confirmadas neste evento.

 

Neste evento, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, tem intervenção marcada para a sessão de abertura de quinta-feira, pelas 09h00, no Auditório I do Centro de Congressos de Lisboa, onde falará também o Comissário Europeu Karmenu Vella.

 

Mais informações sobre o European Maritime Day antravés do seguinte link: https://european-maritime-day.b2match.io/

 

Nos mesmos dias, na Gare Marítima de Alcântara, realiza-se a 4.ª edição do Oceans Meeting, evento promovido pelo Ministério do Mar de Portugal e que vem ganhando prestígio ao longo dos anos.

 

Este ano, a edição do Oceans Meeting vai incidir sobre o tema central “Governação Inteligente dos Oceanos”, propondo cinco painéis para reflexão: Governação dos Oceanos e Partilha de Dados; Inovação, Startups Azuis e Financiamento; Tecnologias de Limpeza dos Oceanos; Governação dos Oceanos – Desafios dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento; Governação Inteligente dos Oceanos – Cooperação para Soluções Práticas.

 

O Oceans Meeting é uma conferência ministerial internacional que vai trazer a Lisboa governantes de dezenas de países à escala global para debater os grandes temas da atualidade dos oceanos e que antecipa a “United Nations Ocean Conference”, que se realizará em 2020 em Portugal, numa coorganização com a República do Quénia.

 

A edição deste ano surge ainda inserida no âmbito das comemorações do V Centenário da Circunavegação de Fernão Magalhães.

 

Neste evento, a Ministra do Mar tem intervenção marcada para as 12h00 de quinta-feira, na cerimônia de abertura, que terá lugar na Gare Marítima de Alcântara (Lisboa).

 

Mais informações sobre o Oceans Meeting através do seguinte link: http://www.oceansmeeting.pt/

 

PROGRAMA COM PRESENÇA DA MINISTRA DO MAR

Quinta-feira, dia 16
09h00 – Cerimónia de Abertura do European Maritime Day 2019
Local: Auditório I do Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL)
11h45 – Abertura da Exposição “Magellan the First Man to Unite the Oceans”
12h00 – Cerimónia de Abertura do Oceans Meeting 2019
Local: Salão Almada Negreiros, Gare Marítima de Alcântara (Lisboa)

 

Sexta-feira, dia 17
09h30 – Sessão de Abertura do Segundo dia do Oceans Meeting 2019
Local: Salão Almada Negreiros, Gare Marítima de Alcântara (Lisboa)
16h00 – Visita ao Porto de Sines
Local: Sede da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), Sines


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais