SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   Guedes quer cortar tarifa de importação em 10%

Guedes quer cortar tarifa de importação em 10%


Fonte: O Globo (13 de maio de 2019 )
Foto: Daniel Marenco / Agência O Globo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a economia está em um ciclo virtuoso. Além de citar as reformas que estão na agenda, como a da previdência, Guedes afirmou que quer fazer um corte de 10% nas tarifas de importação em uma busca da abertura da economia. Ele participou na manhã desta sexta-feira do Fórum Nacional, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro. Guedes, que chorou  após relembrar o economista João paulo dos Reis Velloso, criticou a antiga política de campeãs nacionais do BNDES.

 

– É tudo ou nada. É aqui que o jogo é definido. A abertura da economia tem que ser exponencial, não pode ser linear senão você quebra a indústria brasileira. Vamos baixar tarifa média em 10%; sendo 1% no primeiro ano, o dobro no segundo, o triplo no terceiro e o quadruplo no último ano  – disse ele.

 

Além disso, Guedes explicou que, após a reforma da previdência, o foco será a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do  pacto federativo com descentralização de recursos a favor de estados e municípios.

 

– Demora um pouco, mas o ciclo da economia é virtuoso. Quando acabar a previdência, temos o pacto federativo dos estados, que é a descentralização de recursos. Todo mundo sabe que é necessário. Todos os governadores sabem q que isso tem que ser feito. São coisas que temos que fazer. Temos nossa agenda – destacou Guedes.

 

Ele citou ainda a reforma tributária durante a 31ª edição do Fórum Nacional.

 

– Vamos pegar de três a cinco impostos e transformar em um só imposto. Depois vamos pegar outros três, quatro e cinco e transformar também em um. Precisamos  que as novas gerações acreditarem no Brasil.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais