Login
Associe-se
NOTÍCIAS

PF mira no Porto de Santos para barrar o tráfico internacional e a corrupção: 'Área nevrálgica'

Fonte: G1 (08 de maio de 2019)

Delegado Lindinalvo Alexandrino de Almeida Filho, superintendente da PF em SP — Foto: Reprodução/TV Tribuna


O superintendente da Polícia Federal em São Paulo, delegado Lindinalvo Alexandrino de Almeida Filho, afirmou que o órgão está focado em combater o crime organizado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, e que há a intenção do Ministério da Justiça em viabilizar recursos para isso. O objetivo é barrar o narcotráfico e também a corrupção no cais.
 
Filho esteve em Santos na terça-feira (7) durante a posse do novo delegado-chefe na cidade, Ciro Tadeu Moraes, cuja carreira destaca-se pelas ações para desmantelar a atuação de traficantes internacionais de drogas. Ao G1, Moraes já havia antecipado, em março, que tem objetivo de tornar a principal delegacia no litoral paulista mais operacional.
 
“Essas informações [detalhes de planos e investimentos] ainda estão sob responsabilidade do Ministério da Justiça. Nós sabemos da firme intenção do ministério em, efetivamente, materializar recursos que serão canalizados, grande parte, para ações no Porto de Santos. É uma preocupação da PF de São Paulo em dar atenção a Santos”.

Delegacia da Polícia Federal em Santos responde por 24 municípios e o porto — Foto: G1 Santos


Em 2018, mais de 23 toneladas de cocaína foram apreendidas no cais santista – o balanço desse ano já se aproxima da metade disso. A ação de traficantes, que utilizam o complexo para despachar a droga a outros continentes, tem forçado a reação das autoridades: a Marinha, por exemplo, colocou no mar um “caveirão” de R$ 1,5 milhão.
 
O porto mais importante do país, que responde a mais de 25% na balança comercial brasileira, também e alvo constante de inquéritos envolvendo corrupção. Em outubro, diretores da estatal que administra o complexo portuário e empresários foram presos após investigação que identificou desvios milionários em contratos de serviço.
 
“O Porto de Santos é uma área nevrálgica, até pela pujança econômica. Essa é uma preocupação da Polícia Federal como um todo em otimizar as ações no porto. Os nossos olhos estão voltados, sim, para a cidade e para o porto”.
Lindinalvo Filho disse, ainda, que a atual estrutura da PF no litoral precisa ser melhorada.
 

Delegado Ciro Tadeu Moraes é empossado como chefe em Santos, SP — Foto: Raimundo Rosa/PMS


O edifício da unidade em Santos, que responde por 24 cidades entre as regiões da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, localizado do Centro, é alugado e adaptada para o serviço interno dos delegados e agentes, e o de atendimento ao público. No Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) no cais, os servidores trabalham em contêineres.
 
“Sabemos que o prédio [da delegacia], hoje, não oferece condições adequadas ao exercício das nossas atividades, mas já temos o terreno do novo edifício-sede. Nós também estamos com uma estrutura relativamente precária no Nepom. A intenção da superintendência é realmente otimizar o trabalho realizado no Nepom, que é importantíssimo”.
O superintendente afirma que os problemas são de conhecimento da direção geral da PF em Brasília (DF) e que aguarda recursos para a construção da sede própria do órgão no bairro Ponta da Praia, entre o porto e a área urbana, onde os setores serão centralizados, inclusive o novo Nepom. O terreno foi cedido pela União no início de 2017.
 
Novo delegado
Na posse, o delegado Ciro Tadeu Moraes reafirmou o compromisso de combater o crime organizado, em destaque ao narcotráfico “É lógico que isso continua, porque sempre foi uma característica do meu trabalho, mas todas as outras investigações são importantes. Pretendo não deixar de ser um delegado operacional, porque isso é o que me dá prazer”.
 

Delegado Ciro Tadeu Moraes é o novo chefe da Polícia Federal em Santos, SP — Foto: José Claudio Pimentel/G1


Moraes substitui o delegado Gilberto Antônio de Castro Júnior, que, após um ano no comando em Santos, recebeu o aval para retornar para a chefia da unidade de São Sebastião (SP) – segundo o superintendente, também está no foco de investimentos. O antecessor participou da cerimônia e desejou sucesso ao colega na nova função.
 
A delegada Luciana Fuschini assumiu a coordenação da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos). Ciro foi quem a convidou e quebrou a tradição de que o chefe da delegacia santista acumula a função. No colegiado estão a Receita Federal, Marinha, autoridade portuária e as polícias estaduais.
 
Também ao G1, a Luciana antecipou que a Cesportos prepara um protocolo unificado inédito para evitar, por exemplo, o embarque de ilícitos e invasões a navios. Trata-se do Plano de Reação Estratégica do Porto de Santos (Presp), que é desenhado com a Comissão Nacional (Conaportos) e poderá servir de piloto a outros portos.