SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Mais de 100 armadores apoiam limites de velocidade para reduzir emissões

Mais de 100 armadores apoiam limites de velocidade para reduzir emissões


Fonte: Portos e Navios (3 de maio de 2019 )

Mais de 100 armadores divulgaram uma carta aberta aos Estados membros da Organização Marítima Internacional (IMO) em apoio aos limites obrigatórios de velocidade para o transporte marítimo, a fim de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

 

A carta, com muitos representantes de bandeira grega, pede apoio ao tema, na próxima reunião da MEPC74 da IMO. O objetivo é reduzir em pelo menos 40% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030 e 50% até 2050, em relação a 2008.

 

Um total de 107 signatários incluiu os principais proprietários gregos e outros grandes proprietários europeus, como a Euronav e a Louis Dreyfus.

 

“Como passo inicial, expressamos nosso forte apoio à IMO para implementar a regulamentação obrigatória de velocidades globais de navios, com base no tipo e tamanho. Nossa preferência seria definir velocidades médias anuais máximas para navios porta-contêineres e velocidades máximas para os demais tipos de navios”, diz a carta.

 

“Tal regulamentação deve ser implementada o quanto antes e a obrigação de cumprimento deve ser dada tanto aos armadores quanto aos operadores, incluindo afretadores.”

 

Além de reduzir as emissões de GEE, os limites de velocidade reduziriam significativamente o excesso de capacidade na navegação, algo que tem perseguido a indústria desde a crise financeira global em 2008.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais