SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Porto de Paranaguá recebe exposição de artesanato indígena

Porto de Paranaguá recebe exposição de artesanato indígena


Fonte: Portos do Paraná (29 de abril de 2019 )

Está aberta para visitação pública, a 1ª Mostra de Arte Indígena nos Portos do Paraná. Em exposição, no hall de entrada do Palácio Taguaré, sede administrativa dos Portos do Paraná, estão peças e artefatos de uma das comunidades indígenas locais, da etnia Mbya Guarani.

 

A mostra começou nesta terça-feira (23) e permanece até o final do mês de abril, que é o mês do índio. “As matérias primas são a fibra das taquaras, a caxeta, sementes, entre outros produtos naturais e locais. Todas as seis famílias que moram na ilha  trabalham com artesanato. Tudo o que encontramos em nossa aldeia pode ser trabalhado. Fazemos o que aprendemos com nossos pais e nossos avós, até hoje é mantido”, afirma Juliana Kerexu.

 

Kerexu é vice presidente do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Paranaguá (COMPIR), entidade que apoia a comunidade na realização da mostra. Segundo o conselho, esta é uma oportunidade de chamar a atenção para a cultura e produção do artesanato dos povos indígenas que vivem no Litoral paranaense.

 

“Queremos que as pessoas conheçam o nosso trabalho. É uma forma de divulgar a nossa cultura, que poucas pessoas conhecem. É uma troca de aprendizado, pois pouca gente conhece a cultura guarani, mesmo aqui no Litoral”, comenta.

 

“A gente está ali, tão perto, mas esse acesso, essa aproximação é difícil de acontecer. Estamos contentes que esteja tendo, aqui, essa interação”, conclui.

 

CULTURA: Para o diretor de Meio Ambiente dos Portos do Paraná, João Paulo Santana, a mostra abre um novo espaço para a interação do Porto de Paranaguá com as comunidades indígenas e ribeirinhas.

 

“Realizamos ações educativas, indo até as ilhas, mas é importante recebe-los em nossa sede e mostrar essa cultura à todos os nossos funcionários. Queremos nos aproximar das pessoas e trocar experiências, construir novas e melhores relações”, disse.

 


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais