Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Capitania dos Portos da Amazônia Oriental realiza mais de 400 abordagens durante “Operação Semana Santa”

Fonte: Marinha do Brasil (29 de abril de 2019)

Militar da Capitania dos Portos verifica documentação de embarcação


Durante a “Operação Semana Santa”, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) realizou 461 abordagens em embarcações, com 21 notificações e quatro apreensões. Na ação, entre os dias 18 e 22 de abril, foram instaladas ainda quatro coberturas de eixos de embarcações para evitar acidentes de escalpelamento, realizadas vistorias e orientações a passageiros nos procedimentos de embarque e desembarque. A operação ocorreu nos municípios paraenses de Belém, Algodoal, Abaetetuba, Breves, Cametá, Marudá e Salinópolis.
 
As fiscalizações foram intensificadas na travessia de balsas entre os municípios de Belém e Barcarena. A ação teve como objetivo reforçar a fiscalização, por meio de inspeções navais, com o objetivo de assegurar a salvaguarda da vida humana no mar, rios e lagos; a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica oriunda de embarcações.

Militares realizam a instalação de coberturas de eixos de embarcações para evitar acidentes de escalpelamento

 

O Capitão dos Portos, Capitão de Mar e Guerra Manoel Pinho, destacou que considera o saldo positivo, pois não foi registrado nenhum acidente ou fato grave da navegação. “Ressalto que as ações de Inspeção Naval e, principalmente, de prevenção no combate ao escalpelamento continuarão nos municípios de Muaná, Limoeiro do Ajuru e São Sebastião da Boa Vista, até 5 de maio, nas quais estão programadas palestras em escolas públicas sobre a prevenção de acidentes com escalpelamento e instalação coberturas de eixo e partes móveis dos motores das embarcações desprovidas de proteção”, finalizou.