SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Workshop visa esclarecer adequações de instalações aduaneiras a exigências do Vigiagro

Workshop visa esclarecer adequações de instalações aduaneiras a exigências do Vigiagro


Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (24 de abril de 2019 )

O Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e a Associação Brasileira dos Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra) vão promover workshop com as empresas administradoras de armazéns, terminais e recintos localizados no estado do Rio de Janeiro e interessadas na movimentação de cargas de importação e exportação de interesse agropecuário reguladas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O evento, que acontecerá no terminal de cargas do Aeroporto Rio-Galeão, visa esclarecer requisitos e exigências em instalações aduaneiras para que sejam habilitadas a movimentar produtos de controle e anuência do Vigiagro, vinculado à Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa. O prazo para a habilitação se encerrará no dia 2 de dezembro, de acordo com as regras da Instrução Normativa (IN Mapa nº 39). seriaseriam mais de 500 terminais instalados em aeroportos, fronteiras, estações de interior e portos marítimos. A medida alcança cerca de 500 terminais instalados em aeroportos, fronteiras, estações de interior e portos marítimos.

 

O secretário-adjunto de Defesa Agropecuária, Fernando Mendes, explica que a ideia é alinhar poder público e iniciativa privada para garantir a qualidade da fiscalização das operações, a simplificação dos processos e a facilitação do comércio internacional seguro. “Dessa forma, contribuímos para prevenir e reduzir os riscos ao país, à produção agropecuária e à saúde da população”. Fazem parte dos produtos inspecionados pelo órgão: carnes, frutas, grãos, sementes, mudas, fertilizantes, agroquímicos, material genético, medicamentos veterinários, animais vivos, pescados, frutas, lácteos, óleos e azeites, castanhas, vinhos, madeira e tudo o mais que possa oferecer risco sanitário, fitossanitário ou zoossanitário.

 

O encontro que acontecerá no Rio de Janeiro é o segundo de uma série prevista para este ano em outros sete estados. “O primeiro deles reuniu representantes dos terminais e recintos alfandegados associados à Abtra na região da Baixada Santista, em São Paulo, em fevereiro”, explica o diretor-executivo da entidade, Angelino Caputo. Ele que a Abtra vem atuando como parceira do Viagiagro, assim como com os outros órgãos públicos, com foco na agilidade e na segurança da logística do comércio exterior.

 

Para mais informações acesse a página do Viagiagro no site do Mapa:
http://www.agricultura.gov.br/assuntos/vigilancia-agropecuaria

ou envie e-mail para:
vigiagro@agricultura.gov.br


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais