Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Presidente da ABTP se reúne com secretário Executivo do ministério da Infraestrutura

Fonte: ABTP (23 de abril de 2019)

Jesualdo Silva (de preto) expõe as necessidades do setor portuário para Marcelo Sampaio


O presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Silva, se reuniu com o secretário Executivo do ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, nesta terça-feira (16/04).
 
No encontro, o presidente da ABTP destacou que a atividade exercida pelos terminais portuários tem sido regulada, equivocadamente, como uma prestação de serviço público. Quando, na verdade, trata-se de uma atividade econômica regulada, exercida em um ambiente com ampla competitividade intraportos e interportos.
 
Além disso, está inserida em uma lógica de mercado onde impera a competitividade de preços e possui ampla abertura para a entrada de novos agentes. “Os terminais praticam preços e não tarifas. Também não há no setor a existência de monopólios naturais como nas concessões”, explicou Silva.
 

esualdo reforçou ainda que a entidade está atuando em defesa, especialmente, de três frentes: modernização da regulação; liberdade de investimentos e da contratação da mão de obra para o trabalho portuário; além da proposição de melhorias na governança das Companhias Docas, criando autonomia de gestão e participação de usuários e arrendatários nas decisões.
 
Secretário confirma presença no aniversário da ABTP
O presidente da ABTP aproveitou a oportunidade para convidar o secretário Executivo do ministério da Infraestrutura para a comemoração do 30º aniversário da ABTP. Marcelo Sampaio prontamente confirmou presença na cerimônia que será realizada em Brasília, no dia 14 de maio.