Associe-se
NOTÍCIAS

Descoberta bactéria que come petróleo

Fonte: Jornal da Economia do Mar (23 de abril de 2019)

Uma equipa internacional de cientistas descobriu um novo grupo de bactérias que comem petróleo. Este grupo de bactérias foi descoberto na fossa das Marianas, no Pacífico, o lugar mais profundo do mundo, sendo que a maior concentração de plâncton microbiano está mesmo no fundo da fossa, segundo noticiado pelo Safety4Sea.

“Sabemos mais sobre Marte do que sobre a parte mais profunda do mundo”, refere o cientista Xiao-Hua Zhang, da Ocean University da China, explicando que estas bactérias são degradadoras de hidrocarbonetos (compostos orgânicos feitos apenas de átomos de hidrogénio e carbono). O que explica o facto deste tipo de microrganismos consumir “compostos semelhantes aos do petróleo, utilizando-os em seguida como combustível”, esclarece o cientista da Faculdade de Ciências Biológicas da UEA, Jonathan Todd.

Conclui-se, portanto, que estes seres, que se encontram em maior proporção nas profundezas do mar do que em terra, desempenham um papel importante em desastres naturais que envolvam derrames de petróleo nos mares, tal como aconteceu no Golfo do México em 2010.

“Para nossa surpresa, também identificámos hidrocarbonetos produzidos biologicamente em sedimentos oceânicos no fundo do mar, o que sugere que uma população microbiana única está a produzir hidrocarbonetos neste ambiente”, sublinhou Nikolai Pedentchouk, da Escola de Ciências Ambientais da UEA. “Estes hidrocarbonetos, semelhantes aos compostos que compõem o diesel, foram encontrados em algas na superfície do oceano, mas nunca em micróbios nestas profundidades”, conclui o cientista.