SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   IMO inclui corrupção marítima em seu programa de trabalho

IMO inclui corrupção marítima em seu programa de trabalho


Fonte: Portos e Navios (15 de abril de 2019 )

Guy Platten, secretário geral da Câmara Internacional de Navegação, disse: “A corrupção corrói a confiança no governo e enfraquece o contrato social. Impede o investimento, com efeitos no crescimento e no emprego. Esta é uma questão global, mas todos nós precisamos trabalhar para erradicar as práticas corruptas. Estamos satisfeitos com o fato de a IMO estar trabalhando para abordar esta importante questão e apoiaremos os Estados membros na eliminação desse flagelo ”.

 

De acordo com o mecanismo de denúncia anônima das Redes Marítimas Anticorrupção, que foi criado em 2011, já foram registrados mais de 28 MIL incidentes, confirmando que se trata de um problema generalizado.

 

A expectativa é de que a IMO crie código específico para implementar e adotar práticas e procedimentos anticorrupção. Qualquer ação desse tipo alinharia os regulamentos e requisitos da IMO para a indústria marítima com a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC), adotada em 2003, que entrou em vigor em 2005 e que atualmente conta com 186 membros.

 

O acordo da IMO para incluir a agenda anticorrupção em seu programa de trabalho segue uma submissão feita à 42ª reunião do Comitê de Facilitação da entidade em junho de 2018 pelo ICS e um grupo de ONGs pedindo que a questão seja tratada pelos Estados membros.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais