SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   Porto de Imbituba bate recorde operacional em março

Porto de Imbituba bate recorde operacional em março


Fonte: Portos e Navios (4 de abril de 2019 )

O Porto de Imbituba bateu o recorde de movimentação em um mês, com 592,6 mil toneladas. O número foi atingido em março. O resultado divulgado pela SCPar Porto de Imbituba, estatal que administra o porto, mostra um crescimento de 28% em relação a março de 2018 e de 20,5% no acumulado do primeiro trimestre de 2019, comparado ao mesmo período do ano anterior.

 

Nos três primeiros meses do ano passaram pelo porto 63 navios e mais de 1,3 milhão de toneladas. As principais cargas movimentadas em Imbituba foram os contêineres, a importação de coque de petróleo e do sal e a exportação de milho e de soja.

 

Em relação à balança comercial, a exportação liderou as operações no primeiro trimestre, com 46% do total movimentado, seguida das importações, com 37,4%. Os demais 16,6% ficaram para a cabotagem.

 

“Este resultado é fruto do trabalho que a comunidade portuária de Imbituba, através dos operadores, arrendatários, agências marítimas, entidades empresariais e públicas, órgãos intervenientes, autoridade portuária e o governo do estado de Santa Catarina vêm fazendo em parceria, visando não apenas o crescimento do porto, assim como o desenvolvimento da Região Sul catarinense, e das relações comerciais e industriais do estado”, avalia Jamazi Alfredo Ziegler, presidente da SCPar Porto de Imbituba.

 

Segundo a administração do porto, a expectativa é que em 2019 passem pelo complexo portuário mais de 5,4 milhões de toneladas em cargas gerais, granéis e conteinerizadas. O melhor resultado anual de Imbituba é de 5,2 milhões de toneladas.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais