SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Marinha do Brasil encomenda mais dois Caveirões do Mar

Marinha do Brasil encomenda mais dois Caveirões do Mar


Fonte: Click Petróleo e Gás (4 de abril de 2019 )
Foto: Divulgação

A 12ª edição da Feira de Defesa e Segurança da América Latina (LAAD Defence & Security), começou na última terça-feira (02/04) e a Marinha do Brasil está aproveitando o evento para anunciar a encomenda de mais duas anchas de ação rápida com proteção balística ao estaleiro brasileiro DGS Defense.
As embarcações serão utilizadas no patrulhamento da baía de Todos os Santos e proximidades. Vale lembrar que no início de março deste ano a Marinha iniciou as operações com uma lancha deste tipo no Porto de Santos.

 

O contrato com o estaleiro  DGS Defense, especialista nesse tipo de embarcação, será assinado pelo Comandante do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), o vice-almirante Marcelo Francisco Campos.

 

As lanchas rápidas, além da Baía de Todos os Santos, poderão patrulhar águas interiores e o combate aos crimes transfronteiriços e ambientais na área de jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval, composta pelos estados da Bahia, Sergipe e parte de Minas Gerais.

 

A estimativa é que as lanchas fiquem prontas 240 dias a partir da data de assinatura do contrato e segundo o almirante Campos, as embarcações “facilitarão a atuação com mais eficiência, o que permitirá que a sociedade conte com melhores serviços na área de segurança”.

 

O melhor projeto

Como o área de urisdição do Com2ºDN é composta de guas rasas, presença de altos fundos e, principalmente, de pedras, as Embarcações
Tubulares Rígidas Híbridas (ETRH) construídas pela empresa brasileira foi considerada a mais adequada.

 

As embarcações possuem baixo calado e casco reforçado dotado de resistência superior a impactos e ainda são resistentes à choque mecânico, à incrustação do casco, à necessidade de manutenção, e possuem maior tempo de garantia e maior durabilidade.

 

Outra grande vantagem das lanchas é que a blindagem das embarcações compõe o projeto da mesma, não sendo uma mera adaptação, além do estaleiro possuir autorização do Exército Brasileiro para exercer atividades com blindagem.


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais