SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Marinha do Brasil encomenda mais dois Caveirões do Mar

Marinha do Brasil encomenda mais dois Caveirões do Mar


Fonte: Click Petróleo e Gás (4 de abril de 2019 )
Foto: Divulgação

A 12ª edição da Feira de Defesa e Segurança da América Latina (LAAD Defence & Security), começou na última terça-feira (02/04) e a Marinha do Brasil está aproveitando o evento para anunciar a encomenda de mais duas anchas de ação rápida com proteção balística ao estaleiro brasileiro DGS Defense.
As embarcações serão utilizadas no patrulhamento da baía de Todos os Santos e proximidades. Vale lembrar que no início de março deste ano a Marinha iniciou as operações com uma lancha deste tipo no Porto de Santos.

 

O contrato com o estaleiro  DGS Defense, especialista nesse tipo de embarcação, será assinado pelo Comandante do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), o vice-almirante Marcelo Francisco Campos.

 

As lanchas rápidas, além da Baía de Todos os Santos, poderão patrulhar águas interiores e o combate aos crimes transfronteiriços e ambientais na área de jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval, composta pelos estados da Bahia, Sergipe e parte de Minas Gerais.

 

A estimativa é que as lanchas fiquem prontas 240 dias a partir da data de assinatura do contrato e segundo o almirante Campos, as embarcações “facilitarão a atuação com mais eficiência, o que permitirá que a sociedade conte com melhores serviços na área de segurança”.

 

O melhor projeto

Como o área de urisdição do Com2ºDN é composta de guas rasas, presença de altos fundos e, principalmente, de pedras, as Embarcações
Tubulares Rígidas Híbridas (ETRH) construídas pela empresa brasileira foi considerada a mais adequada.

 

As embarcações possuem baixo calado e casco reforçado dotado de resistência superior a impactos e ainda são resistentes à choque mecânico, à incrustação do casco, à necessidade de manutenção, e possuem maior tempo de garantia e maior durabilidade.

 

Outra grande vantagem das lanchas é que a blindagem das embarcações compõe o projeto da mesma, não sendo uma mera adaptação, além do estaleiro possuir autorização do Exército Brasileiro para exercer atividades com blindagem.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais