Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Prefeitura de Cairu entrega Plano Náutico Municipal para Capitania dos Portos

Fonte: Atualiza Bahia (28 de março de 2019)

Foto: Cairu


Buscando o desenvolvimento náutico do município-arquipélago de Cairu, o prefeito Fernando Brito esteve reunido na última segunda-feira (25) com o Capitão dos Portos da Bahia, Comandante Márcio Gomes Amaral, no 2° Distrito Naval, em Salvador. Na oportunidade, foi entregue pelo gestor municipal o Plano Náutico de Cairu, instrumento elaborado pelo Sebrae, bem como o Plano Náutico da Costa do Dendê. Participaram do encontro a secretária de Turismo Diana Farias e a diretora de Tributos Joelia Carvalho.
 
O Plano Náutico  tem a proposta de utilizar os potenciais do município para promover turismo segmentado, durante todo o ano, incluindo a baixa estação. Cairu é o único município-arquipélago do Brasil, que possui quilômetros de praias em condições favoráveis para a prática de esportes e turismo náutico, já  Morro de São Paulo, terceiro destino turístico da Bahia, é a localidade mais bem estruturada em todo Baixo Sul para atender uma grande demanda turística.
 
Na pauta do encontro, estiveram ainda o gerenciamento costeiro do arquipélago e a capacitação dos marinheiros do município. Neste sentido, atendendo a pedido do gestor municipal, a Capitania dos Portos agendou para o dia 09 de abril uma reunião em Morro tendo como  público alvo os proprietários de embarcações que desejam orientação sobre cursos de condutores e marinheiros. De acordo com o Comandante Márcio Gomes, no ano de 2018 o município de Cairu foi o que teve maior número de atendimentos da Capitania, ultrapassando até mesmo Salvador.
 

Foto: Cairu


O prefeito Fernando Brito ressaltou a importância da parceria com a Capitania dos Portos tanto nas ações de fiscalização, como no ordenamento das atividades.  ” A Capitania já é uma grande parceira da administração municipal, com  ações não só na alta estação mas sim durante todo o ano. Tenho certeza que também será fundamental esse alinhamento para a implantação do Plano Náutico e do gerenciamento costeiro que fomentará ainda mais nosso turismo, gerando emprego e renda”, destacou o prefeito.