SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Ministério firma cooperação para capacitar trabalhadores do setor portuário

Ministério firma cooperação para capacitar trabalhadores do setor portuário


Fonte: Ministério da Infraestrutura (21 de março de 2019 )
Foto: Mariana Pescatori

A secretária Executiva Adjunta do Ministério da Infraestrutura, Viviane Esse, participou, nesta terça-feira (19), em São Paulo, da cerimônia conjunta de abertura da 25ª edição da Intermodal South America e da XXI NT Expo – Negócio nos Trilhos. Na oportunidade, a secretária assinou memorando de entendimento para cooperação técnica entre o ministério e a Fundación de la Comunidad Valenciana para la Investigación, Promoción y Estudios Comerciales de Valenciaport (Fundación Valenciaport), ligada ao porto de Valência, na Espanha.

 

O objetivo é estabelecer ações conjuntas destinadas à realização de edições no Brasil do Curso de Especialização em Logística e Gestão Portuária, bem como cursos de capacitação para os trabalhadores administrativos do sistema portuário, englobando a formação e qualificação profissional e a transferência de tecnologia. Também participam do memorando a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), além de associações e entidades representativas do setor portuário.

 

INTERMODAL – Na abertura do evento, a secretária adjunta ressaltou que o foco do Governo Federal é a desburocratização de procedimentos, a fim de reduzir o prazo para aprovação de investimentos privados. “Estamos eliminando os entraves sempre calcados na segurança jurídica”, disse Viviane Esse, que também participou de palestra na 22º Conferência Nacional de Logística, organizada pela Associação brasileira de logística (Abralog), sobre “Infraestrutura e logística para o país – visão e execução”.

 

Durante a Intermodal, Viviane Esse apresentou as diretrizes e planos do ministério em relação às rodovias, ferrovias, aeroportos, portos e obras públicas. “Para a retomada do investimento, o ministério tem como meta desenvolver os investimentos públicos e ampliar a parceria com o setor privado nos ativos da infraestrutura”.

 

Já o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, destacou que o Ministério da Infraestrutura tem saído a campo para discutir com todos os investidores e isso tem permitido ao governo construir políticas que atendam aos mercados de logística.

 

O evento, que acontece até o dia 21 de março, reúne representantes das principais associações dos setores público e privado, que vão debater diversos temas relacionados ao mercado da intermodalidade.

 

A Intermodal é considerado o principal evento de logística de transporte de cargas e comércio exterior da América Latina e uma plataforma estratégica para geração de novos negócios com autoridades e especialistas de todos os setores. Nesta edição, serão mais de 400 marcas nacionais e internacionais, que estarão representadas por 32 mil profissionais de mais de 22 países de todos os modais, em um espaço de 29 mil metros quadrados de exposição, e fornecedores focados em soluções de logística, transporte de cargas e comércio exterior. Já a NT Expo é uma feira do setor metroferroviário para mobilidade urbana e transporte de cargas.


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais