SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Francisval Mendes se reúne com representantes do setor regulado durante a Intermodal em São Paulo

Francisval Mendes se reúne com representantes do setor regulado durante a Intermodal em São Paulo


Fonte: ANTAQ (21 de março de 2019 )
Francisval Mendes, Casemiro Tércio Carvalho, diretor-presidente da Codesp, e Jacqueline Wendpap. Fotos: CCS/ARI/ANTAQ.

Durante o segundo dia da 25ª edição da Intermodal South America, em São Paulo, o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, Francisval Mendes, participou de diversas reuniões a partir de visitas realizadas aos estandes da feira do evento nessa quarta-feira (20).

 

Mendes teve encontros com representantes dos portos organizados, de autoridades portuárias, de terminais privados e empresas de navegação. Porto de Santos, Porto do Rio de Janeiro, Companhia das Docas do Estado da Bahia, APM Terminals Itajaí e Aliança Navegação e Logística foram alguns expositores visitados.

 

Durante as visitas, o diretor da ANTAQ discutiu diversos assuntos relacionados ao setor portuário, à navegação, à logística e à multimodalidade. “A Intermodal está nos proporcionando um diálogo mais próximo com diversos representantes do setor regulado pela Agência. Ouvir as demandas de quem atua no setor portuário e na navegação é fundamental para uma boa regulação, e dialogar com o setor regulado é um dos pilares da diretoria da ANTAQ.”

 

Outro pilar da Agência, segundo Mendes, tem sido a defesa da navegação de cabotagem, como um meio de transporte eficiente, mais econômico e mais amigável ao meio ambiente. O diretor da ANTAQ defendeu, ainda, a multimodalidade: “Os modais precisam ser integrados. Assim, há um melhoramento da logística nacional e uma redução do chamado custo Brasil”, afirmou.

 

Francisval Mendes lembrou durante as visitas aos expositores que a Agência vem trabalhando para reduzir a burocracia, ser mais célere na tomada de suas decisões e contribuir ainda mais com a atração de investimentos. “Por exemplo, nesta sexta-feira, dia 22, a ANTAQ realizará quatro leilões para áreas em Cabedelo, na Paraíba, e em Vitória, todos referentes à movimentação de granéis líquidos, especialmente combustíveis, que trarão importantes investimentos para o setor portuário. A Agência está fazendo sua parte no tocante ao incremento da infraestrutura portuária do Brasil.”

 

Acompanharam o diretor da ANTAQ nas visitas a chefe de gabinete da Autarquia, Jacqueline Wendpap, e o gerente de Autorização de Instalações Portuárias, Denis Ramos.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais