SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Cooperativas preparam semana de degustação de café

Cooperativas preparam semana de degustação de café


Fonte: Revista Cafeicultura (18 de março de 2019 )

E para celebrar a importância socioeconômica desse grão – um dos pilares da economia nacional – o Sistema OCB, o Conselho Nacional do Café e o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Evair de Melo (ES), promoverão a Semana de Degustação de Cafés Especiais do Brasil, com o tema Cafezinho com o Cooperativismo.

 

O evento, que ocorrerá entre os dias 19 a 21 de março, em Brasília, conta com o apoio de 12 cooperativas (Agrocoop, Cafesul, Coabriel, Cocapec, Cocatrel, Comamo, Coopeavi, Cooxupé, Minasul, Expocaccer, Região do Cerrado e Dulcerrado) que apresentarão seus cafés especiais ao público.

 

Toda a programação será realizada no Espaço Mário Covas, da Câmara dos Deputados, onde será montado um estande do Movimento SomosCoop, responsável por dar mais visibilidade ao cooperativismo e, ainda, por despertar o orgulho naqueles já sabem o quanto o trabalho coletivo vale a pena.

 

OBJETIVO

No evento, serão degustados cafés produzidos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rondônia. Além de promover o café do Brasil e a força do cooperativismo na cafeicultura, o encontro também tem como objetivos oportunizar o diálogo entre representantes do setor, oriundos de diversas partes do país, e mostrar a necessidade de um olhar mais atencioso dos parlamentares.

 

IMPORTÂNCIA

“Por muito tempo, o café foi uma das principais cadeias do setor produtivo, em termos de geração de valor para o produtor e de resultados para a economia do país. Com o tempo, em função do surgimento de outros tipos de cultura, dos baixos investimentos em pesquisa e por falta de uma política de desenvolvimento, a sustentabilidade da cafeicultura nacional sofreu muito. Por isso, esse evento, realizado no Congresso Nacional, pretende mostrar o quanto essa cadeia é carente de leis que estimulem sua reestruturação e melhorem a qualidade de vida daqueles que vivem do café”, destaca o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

 

EXEMPLO

O presidente da Frencoop destacou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento da cafeicultura no Brasil, principalmente em tempos de preços em baixa. “As cooperativas conseguem transformar vidas, garantindo renda sustentável aos produtores, de forma harmônica. O cooperativismo na cafeicultura é exemplo a ser seguido em outras culturas agrícolas e, junto com a Frencoop e à OCB vamos estimular para que o setor seja protagonista no desenvolvimento regional”, avalia Evair de Melo.

 

OPORTUNIDADE

De acordo com o presidente do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro, a Semana de Degustação será uma grande oportunidade de colocar a cafeicultura em destaque nos espaços políticos, “visto que nos últimos anos o setor não teve a visibilidade que merece nas ações do Governo Federal”.

 

VEM TOMAR UM CAFÉ COM A GENTE

A Semana de Degustação de Cafés Especiais do Brasil é aberta ao público em geral.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais