SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Operações   /   Capitania dos Portos encerra Operação Verão com resultados positivos

Capitania dos Portos encerra Operação Verão com resultados positivos


Fonte: Rádio Band News FM (14 de março de 2019 )
(Foto: : divulgação/ CPPR)

Após três edições com mortes relacionadas à navegação, a Operação Verão deste ano da Capitania dos Portos do Paraná terminou sem ocorrências desse tipo. Responsável por cuidar da segurança de 65 municípios, abrangendo o litoral e as regiões Leste e dos Campos Gerais, a Capitania credita o bom resultado às ações de conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário.

 

As medidas concentraram-se junto às embarcações de esporte e recreio, transporte de passageiros e de turismo náutico. Entre 21 de dezembro e 10 de março foram realizadas 3.058 abordagens a embarcações, emitidas 189 notificações e quatro embarcações foram apreendidas.

 

O Capitão dos Portos do Paraná, comandante Rogério Machado, afirma que os resultados são uma conquista graças à conscientização da sociedade sobre a segurança da navegação.

 

No período, foi realizada a Operação Travessia Segura para inspeção de embarcações de transporte de passageiros e turismo náutico nas cidades de Guaratuba, Pontal do Paraná e Paranaguá.

 

No Carnaval, a Capitania e a Polícia Militar realizaram em conjunto a Operação “Maré Seca” para coibir o consumo de bebida alcoólica por condutores de embarcações. Não houve casos de pilotos navegando sob o efeito de álcool.

 

Depois da temporada de verão, a Capitania dos Portos do Paraná continua com as Inspeções Navais e conta com o apoio da comunidade para que denuncie irregularidades.

 

Denúncias podem ser feitas pelo telefone (41) 3721-1542. Para pedidos de Busca e Salvamento, o número é o 185. Em 2015/2016 e 2017/2018 houve uma morte em cada período, e em 2016/2017 aconteceram três mortes.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais