Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Codesp deve providenciar estacionamento provisório para caminhões

Fonte: G1 (07 de março de 2019)

Encontro reuniu prefeito de Santos (SP), diretor-presidente da Codesp e representantes dos caminhoneiros — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos


Uma reunião entre caminhoneiros, a Codesp e a Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, realizada nesta sexta-feira (1º), discutiu a questão da falta de estacionamento para caminhões no entorno do Porto de Santos. Durante o encontro, a Codesp se comprometeu a encontrar uma área provisória para ser utilizada como estacionamento em até 30 dias.
 
Na quarta-feira (20), um grupo de 40 caminhoneiros participou de uma manifestação que teve o objetivo de cobrar da administração municipal uma solução para o problema de estacionamento na Cidade. A Prefeitura de Santos desapropriou um terreno, localizado entre o Morro Ilhéu Alto e o Rio São Jorge, que era utilizado como estacionamento pela categoria e tinha capacidade para 150 caminhões.
 
O encontro, marcado após a manifestação, reuniu representantes do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam), o Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e o diretor-presidente da Codesp, Casemiro Tércio Carvalho, na sede da autoridade portuária.
 

Terreno desapropriado servia como estacionamento para caminhoneiros em Santos (SP) — Foto: Carlos Nogueira/Jornal A Tribuna de Santos


Na reunião, foi definido que a Codesp terá 30 dias para vistoriar áreas e encontrar um novo local para servir de estacionamento para os caminhoneiros. Enquanto isso, a Prefeitura de Santos tentará, junto ao poder judiciário, prorrogar o prazo para desocupação do terreno.
 
Segundo a prefeitura, há áreas da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) que estão livres e que podem ser utilizadas temporariamente até a solução definitiva no Retão da Alemoa, espaço adequado para o estacionamento.
 
Terreno
Na última segunda-feira (18) foi feita a desapropriação de parte do terreno, que pertencia à empresa Repcon. E, o restante foi solicitado à SPU, já que era área de Marinha. O local será utilizado para a construção da ponte de ligação entre os bairros Bom Retiro e São Manoel, que ligará a Zona Noroeste à Rodovia Anchieta.
 
A empresa, que fará a obra da construção da ponte, já foi contratada. O terreno será utilizado também como pátio de vigas, durante as obras, por isso, a necessidade da desapropriação imediata. E, a outra parte será usada futuramente pela Cohab para a construção do conjunto habitacional denominado Prainha 2. O local servia como estacionamento para caminhões e suportava cerca de 150 veículos.