Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Estivadores contra automação dos portos

Fonte: Jornal Economia do Mar (01 de março de 2019)


 
Na sua página no Facebook, o Sindicato dos Estivadores e da Actividade Logística (SEAL) reproduz uma Declaração do International Dockworkers Council (IDC), do qual é membro e que representa 92 sindicatos de estivadores de 41 países, na qual se anuncia uma interpelação aos empregadores “para que acabem com a automação em todos os portos que empreguem estivadores seus filiados”.
 
“Reunidos em conferência em Barcelona, as lideranças sindicais IDC dos estivadores dos EUA, Espanha e França declaram como objectivo para os portos e Sindicatos de Estivadores por todo o mundo que os mesmos modelem toda a futura negociação de contratação colectiva à imagem daquela que foi negociada no ano passado pelo ILA – International Longshoreman’s Association” e que impedia “a construção de terminais automatizados em todos os seus portos nas Costas Atlântica e do Golfo do México”, refere a declaração.
 
Para a IDC, a automação é uma ameaça às “futuras oportunidades de emprego para estivadores” e justifica uma reacção dos sindicatos. Nesse sentido, será preparada uma moção sobre o tema e “apresentada na próxima Assembleia Geral do IDC, onde a automação será um dos principais assuntos a ser discutido”.