SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Operações   /   Estivadores contra automação dos portos

Estivadores contra automação dos portos


Fonte: Jornal Economia do Mar (1 de março de 2019 )

 

Na sua página no Facebook, o Sindicato dos Estivadores e da Actividade Logística (SEAL) reproduz uma Declaração do International Dockworkers Council (IDC), do qual é membro e que representa 92 sindicatos de estivadores de 41 países, na qual se anuncia uma interpelação aos empregadores “para que acabem com a automação em todos os portos que empreguem estivadores seus filiados”.

 

“Reunidos em conferência em Barcelona, as lideranças sindicais IDC dos estivadores dos EUA, Espanha e França declaram como objectivo para os portos e Sindicatos de Estivadores por todo o mundo que os mesmos modelem toda a futura negociação de contratação colectiva à imagem daquela que foi negociada no ano passado pelo ILA – International Longshoreman’s Association” e que impedia “a construção de terminais automatizados em todos os seus portos nas Costas Atlântica e do Golfo do México”, refere a declaração.

 

Para a IDC, a automação é uma ameaça às “futuras oportunidades de emprego para estivadores” e justifica uma reacção dos sindicatos. Nesse sentido, será preparada uma moção sobre o tema e “apresentada na próxima Assembleia Geral do IDC, onde a automação será um dos principais assuntos a ser discutido”.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais