Movimentação de janeiro supera marca de 9 milhões
A movimentação de cargas pelo Porto de Santos no mês de janeiro registrou crescimento de 0,6%, alcançando pouco mais de 9 milhões de toneladas operadas, com crescimento de 0,6% no fluxo de embarques e de 0,7% nas descargas. Com o fechamento dos números mensais, projeta-se um total geral de 136,36 toneladas para este ano, 2,0% maior que o verificado em 2018.
O crescimento foi fortemente influenciado pelo aumento de 56% na carga de maior representatividade quanto à tonelagem, o complexo soja, que é composto pela soja em grãos e pelo farelo de soja (granel ou conteinerizado), chegando a 1,15 milhões de toneladas, o equivalente a quase 13% do movimento geral e a cerca de 20% das cargas embarcadas.
Outra mercadoria de significativa participação no movimento de janeiro foi o adubo, que alcançou 450 mil toneladas descarregadas (28,9%). Vale destacar ainda o significativo crescimento nas exportações de carne (143,8% – 105 mil toneladas) e nas descargas de sal (355,2% – 84 mil toneladas).
Quanto à movimentação de contêineres, verificou-se considerável redução: de 12,2% no total de TEU (twenty equivalent unit) e de 12,6% da tonelagem. Mesmo com a redução em relação ao ano passado, a marca é a segunda maior para o mês: 291.295 TEU. Em janeiro de 2018, o registro foi de 331.748 TEU.
O fluxo de navios registrou o total de 389 atracações, apontando queda de 2,8%, o que representou um aumento da consignação média de 2,01%, uma vez que se movimentou maior tonelagem em uma quantidade menor de embarcações.
SOBRE A AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS
A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), empresa pública vinculada ao Ministério da Infraestrutura, é a Autoridade Portuária do Porto de Santos e possui 1.400 funcionários. É responsável pelo planejamento logístico e pela administração da infraestrutura do Porto Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde passa quase um terço das trocas comerciais brasileiras. Com 7,8 milhões de metros quadrados, o porto está localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo e possui 55 terminais marítimos e retroportuários, situados em duas margens, uma em Santos (direita) e outra em Guarujá (esquerda).
Mais lidas
O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]
Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto. Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]
A pandemia interrompeu o comércio internacional, elevando o custo do transporte marítimo de mercadorias e adicionando um novo desafio à recuperação econômica global.
Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados. A ação civil pública foi promovida […]