Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Eleição para a presidência do Condesb é adiada para março

Fonte: A Tribuna on line (25 de fevereiro de 2019)

Pedro Gouvêa (MDB), atual chefe do Condesb (Foto: Nirley Sena/AT)


 
A eleição que vai definir o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) foi adiada para 13 de março. A informação foi confirmada para A Tribuna On-line pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
 
Inicialmente, o atual chefe do Conselho, o prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa (MDB), havia dito que a eleição para o próximo presidente seria no dia 26, última terça-feira de fevereiro, quando costumeiramente são realizadas as reuniões do órgão.
 
O Condesb é formado pelos nove prefeitos da Baixada Santista e nove representantes do Governo do Estado. Os trabalhos são gerenciados pela Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), órgão vinculado à Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos que, hoje, está vinculada à pasta de Desenvolvimento Regional.
 
O pleito de março contará, também, com a presença do próprio Marco Vinholi. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Regional, a Agem já estava ciente para não formalizar a eleição como pauta da reunião desta terça-feira.
 
Ainda de acordo com a pasta, a Agem já havia providenciado, desde a última quinta-feira (21), o adiamento desta reunião. De acordo com o governo estadual, é necessário tempo para atualizar, também, os representantes do estado no Condesb.
 
Convênios e Agem
A Secretaria de Desenvolvimento Regional também rebateu a fala do prefeito Pedro Gouvêa, em entrevista publica na última sexta-feira (22) em A Tribuna On-Line.
 
Em relação à suspensão dos convênios entre as cidades da região e o governo estadual, Gouvêa disse que solicitou, em caráter emergencial, uma reunião para que os prefeitos da Baixada Santista fossem ouvidos e pudessem discutir sobre todos os cancelamentos. No entanto, ele não teria obtido uma resposta do governador João Doria (PSDB). “Ele ainda não deu importância para a nossa região, conforme é a nossa expectativa”, falou o prefeito vicentino.
 
De acordo com a pasta, a solicitação do chefe do Condesb foi recebida, e foi pedido a ele que dissesse uma data para a reunião, mas que não houve resposta por parte do emedebista.
 
Já segundo a Agem, a Secretaria de Desenvolvimento Regional esclareceu que o novo diretor-executivo da agência deve ser definido nos próximos dias.