SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Porto de Roterdã estabelece novo recorde em volumes de contêineres

Porto de Roterdã estabelece novo recorde em volumes de contêineres


Fonte: Poros e Navios (15 de fevereiro de 2019 )

O porto holandês de Roterdã terminou o ano de 2018 com um volume total de contêineres ligeiramente superior ao de 2017, que foi um ano recorde para o porto.

 

O volume total movimentado foi 469 milhões de toneladas em 2018, um aumento de 0,3% em comparação com as 467,4 milhões de toneladas registradas um ano antes.

 

O transbordo de contêineres foi responsável pelo crescimento novamente, com um aumento de 4,5% na tonelagem. Medido em TEUs, o aumento foi de 5,7% e o total anual foi de 14,5 milhões de TEUs — também um recorde.

 

O forte aumento no transbordo de contêineres foi resultado de aumento de participação no tráfego entre Hamburg e Le Havre. Um fator importante no aumento em 2018 foi o crescimento do número de transbordos e contêineres de importação cheios.

 

As exportações de contêineres tiveram desempenho menor.

 

O petróleo bruto, os produtos derivados de óleo mineral e os segmentos de agrocombustíveis caíram.

 

Em 2018, o porto recebeu 408,1 milhões de euros em investimentos, o maior valor desde a construção de Maasvlakte 2. A maior parte foi utilizada para melhorar a acessibilidade logística.

 

A autoridade portuária espera que o volume movimentado aumente ligeiramente em 2019, com o crescimento do setor de contêineres menor do que nos anos anteriores.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais