SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Ministro se reúne com representantes do setor portuário de Santos

Ministro se reúne com representantes do setor portuário de Santos


Fonte: Ministério da Infraestrutura (14 de fevereiro de 2019 )

Nesta quarta-feira (13), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, reuniu-se com empresários, trabalhadores e técnicos do ministério da Infraestrutura para discutir uma série de sugestões e demandas da comunidade portuária santista. Entre os principais temas da reunião, esteve a descentralização, que deve garantir uma gestão mais eficiente e profissionalizada para porto.

 

“Nosso objetivo é diminuir a burocracia para que o Porto de Santos continue batendo recordes de movimentação de cargas e seja ainda mais eficiente”, ministro Tarcísio Freitas

 

O ministro afirmou que a modalidade proposta dará mais agilidade e eficiência para o porto. Segundo Freitas, para que isso aconteça é preciso obter capacidade técnica e também atender aos requisitos da Portaria 574, editada em dezembro de 2018. “Nosso objetivo é diminuir a burocracia para que o Porto de Santos continue batendo recordes de movimentação de cargas e seja ainda mais eficiente”, disse.

 

No encontro, o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, afirmou que a bandeira da nova gestão vai de encontro à condução da retomada da autonomia local das autoridades portuárias. Piloni aproveitou a oportunidade para explicar ainda os critérios de delegação da autonomia, os quais devem passar por uma avaliação objetiva e necessária para que o pleito de delegação seja atendido.

 

Em relação à desestatização, o secretário explicou a diversidade de modelos possíveis e afirmou ainda que a solução não será única para todos os portos do Brasil. “Vamos trazer modelos de maior eficiência de gestão e estudar pilotos, o que vai nos levar à indicação de qual modelo será mais apropriado para a transferência ao setor privado”, explicou. “Há um potencial imenso de oportunidades de negócios para o Porto de Santos”, completou o secretário.

 

Participaram da reunião os deputados federais Júnior Bozzella (PSL/SP) e Rossana Valle (PSB/SP), além do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e do Guarujá, Válter Suman.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais