SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Outorga do Aeroporto de Guarujá chega até final deste mês

Outorga do Aeroporto de Guarujá chega até final deste mês


Fonte: Diário do Litoral (12 de fevereiro de 2019 )
Alexandre Trombelli revelou a passagem da outorga na solenidade de troca de comando, ocorrida na Base Aérea Foto: Diário do Litoral

A Força Aérea Brasileira (FAB) já repassou à Secretaria de Aviação Civil que, por sua vez, deverá, até o final deste mês, encaminhar a outorga à Prefeitura de Guarujá da área consolidada na Base Aérea de Santos, para implantação do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá. A informação foi dada ontem pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Alexandre Trombelli, na solenidade de troca de comando da unidade, realizada na manhã de ontem.

 

 

“Falta a publicação no Diário Oficial da União, da área de 55 mil metros quadrados, destinada ao uso civil. A licitação vem logo após isso e o edital já está à disposição para consulta pública”, completou Trombelli.

 

O novo comandante da Base Aérea de Santos, tenente-coronel- aviador Francisco José Formággio disse que foi do Gabinete do Comando da FAB, em Brasília, e vinha acompanhando as tratativas, junto com o novo programa de zoneamento civil-militar. “Ainda este ano vamos iniciar a recuperação da pista e das demais partes viárias para que, ano que vem, ocorra a operação provisória compartilhada”, enfatizou.

Vale lembrar que os equipamentos existentes serão reformados. A área cedida possui vegetação nativa e precisará um tempo para conseguir as licenças ambientais. Ela abrange um terminal de passageiros de 700 metros e um estacionamento, que serão utilizados provisoriamente por cinco anos (60 meses).

 

No 61º mês, essa área já estará acoplada ao equipamento definitivo, que será construído ao lado, onde a vegetação é bem menor. A empresa terá um ano para regularizar a área. A Prefeitura de Guarujá pretende a concessão de uma área para a expansão do terminal definitivo.

 

O valor estipulado de investimentos é pouco mais de 70 milhões durante os 30 anos de concessão para quem irá construir, equipar e explorar o aeroporto. A receita operacional do aeroporto está estimada em R$ 640 milhões e os custos serão de R$ 260 milhões nas três décadas de concessão. No primeiro ano de atividade, a movimentação estimada é de 80 mil pessoas.

 

Guarujá tem potencial para 1,3 milhão de passageiros até último ano da concessão da área. O mercado principal a ser conquistado é o embarque e desembarque de passageiros, atendendo toda a Baixada Santista, como também o Porto,de Santos, Petrobras e Polo Industrial de Cubatão, além das demandas dos cruzeiros marítimos, turismo de negócios e operações do Pré-Sal.


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais