SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Tabela do frete elevou a inflação e prejudicou PIB de 2018, diz CNI

Tabela do frete elevou a inflação e prejudicou PIB de 2018, diz CNI


Fonte: Correio Braziliense (7 de fevereiro de 2019 )

Um estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que a tabela do frete prejudicou a economia em 2018. Segundo o levantamento, publicado na manhã desta quarta-feira (6/2), a inflação aumentou 0,34 ponto percentual e o Produto Interno Bruto (PIB) foi reduzido em R$ 7 bilhões. A entidade foi uma das que mais criticou a aplicação do dispositivo.

 

A tabela foi implementada após a greve dos caminhoneiros, que ocorreu em maio e junho de 2018. O governo federal cedeu às pressões e estabeleceu preços mínimos para os fretes. Segundo a CNI, os valores têm sido fixados em patamares acima do que seriam praticados pelo mercado, o que dá peso adicional em toda a cadeia.

 

“A expansão da economia brasileira foi diretamente impactada, em 2018, pela decisão do governo federal de criar a tabela do frete rodoviário”, comunicou a CNI. “O Produto Interno Bruto (PIB) foi reduzido em 0,11%, ou R$ 7,2 bilhões. A menor expansão da economia devido à política de preços mínimos prejudicou, ainda, a recuperação do mercado de trabalho. Ao todo, 203 mil postos de trabalho deixaram de ser criados”, completou.

 

A entidade calculou que, sem a tabela, a inflação teria fechado em 3,41%, em vez dos 3,75% registrados. A CNI é autora de uma das três ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) que foram protocoladas no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Lei 13.703/2018, que instituiu a tabela do frete.

 

O processo ainda não tem data marcada para ser julgado. O caso está com relatoria do ministro Luiz Fux. Segundo a confederação, a legislação viola os princípios da livre-iniciativa, de livre concorrência e de defesa do consumidor.


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais