SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Porto do Itaqui firma parceria institucional para Porto Seco de Caxias

Porto do Itaqui firma parceria institucional para Porto Seco de Caxias


Fonte: Porto do Itaqui (1 de fevereiro de 2019 )
Foto: Divulgação

Foi assinado nesta semana, no Porto do Itaqui, um protocolo de intenções para implantação do Porto Seco de Caxias (MA) em conexão com o porto público maranhense. O documento, assinado pelo presidente da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, e pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil. As tratativas têm por objetivo movimentar a economia do estado com atração de negócios, geração de emprego e aumento da arrecadação tributária.

 

“Iniciativas como essa são bem-vindas porque trazem desenvolvimento ao setor logístico do nosso estado. Por meio da parceria institucional com a Prefeitura de Caxias estamos disponibilizando informações e apoio técnico para o sucesso do empreendimento”, afirmou Lago. “Geração de emprego e renda, oportunidade e fortalecimento da economia. Esses são apenas alguns fatores positivos que o porto seco trará para Caxias”, disse o prefeito Gentil.

 

Porto seco é uma área alfandegada de uso público, administrado por uma entidade privada, que disponibiliza serviços de armazenagem, movimentação, despacho aduaneiro de mercadorias, em área específica e delimitada pela Secretaria da Receita Federal. Por meio dos portos secos a carga para exportação chega ao porto marítimo pronta para o embarque e, no  caso de produtos para importação, reduz custos com armazenamento.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais