SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Porto do Itaqui firma parceria institucional para Porto Seco de Caxias

Porto do Itaqui firma parceria institucional para Porto Seco de Caxias


Fonte: Porto do Itaqui (1 de fevereiro de 2019 )
Foto: Divulgação

Foi assinado nesta semana, no Porto do Itaqui, um protocolo de intenções para implantação do Porto Seco de Caxias (MA) em conexão com o porto público maranhense. O documento, assinado pelo presidente da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, e pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil. As tratativas têm por objetivo movimentar a economia do estado com atração de negócios, geração de emprego e aumento da arrecadação tributária.

 

“Iniciativas como essa são bem-vindas porque trazem desenvolvimento ao setor logístico do nosso estado. Por meio da parceria institucional com a Prefeitura de Caxias estamos disponibilizando informações e apoio técnico para o sucesso do empreendimento”, afirmou Lago. “Geração de emprego e renda, oportunidade e fortalecimento da economia. Esses são apenas alguns fatores positivos que o porto seco trará para Caxias”, disse o prefeito Gentil.

 

Porto seco é uma área alfandegada de uso público, administrado por uma entidade privada, que disponibiliza serviços de armazenagem, movimentação, despacho aduaneiro de mercadorias, em área específica e delimitada pela Secretaria da Receita Federal. Por meio dos portos secos a carga para exportação chega ao porto marítimo pronta para o embarque e, no  caso de produtos para importação, reduz custos com armazenamento.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais