Itália oferece fragatas fremm ao Brasil
governo da Itália está oferecendo ao Brasil cerca de 200 blindados de combate 8×8 Centauro B1 em disponibilidade nos estoques do seu Exército (veja a matéria no Forças Terrestres).
No mesmo pacote dos Centauros os italianos propõem ao Brasil a compra de até duas das suas fragatas multipropósito FREMM, de 6.700 toneladas, que se encontram em construção.
O problema é o preço: os navios custariam, juntos, 1,5 bilhão de Euros – o equivalente a 1,71 bilhão de dólares ou a 6,37 bilhões de Reais.
A Marinha não tem dinheiro para isso agora. O negócio só poderia ser viabilizado se a Itália oferecesse um financiamento de longo prazo, e o governo federal aprovasse esse crédito para, mais tarde, bancar o gasto.
As fragatas FREEM foram propostas pela Itália para o Programa de Obtenção de Meios de Superfície (Prosuper), que foi engavetado durante o Governo Dilma. O Prosuper previa a aquisição de 11 novos navios de superfície e abrangia cinco fragatas de 6 mil toneladas, cinco navios-patrulha oceânicos e um grande navio de apoio logístico.
Com o novo Governo Bolsonaro, os italianos voltaram a demonstrar interesse pela venda de equipamentos militares ao Brasil, incluindo o setor da construção naval.
A FREMM (Multipurpose Frigate — Frégate multi-mission ou Fregata Europea Multi-Missione) é resultado do mais ambicioso programa naval cooperativo europeu para França e Itália. São fragatas com capacidade ASW, ASuW, AAW e ataque terrestre.
As FREMM italianas têm comprimento de 144 metros, boca de 19,7 metros, deslocamento a plena carga de cerca de 6.700 toneladas, velocidade máxima acima de 27 nós e acomodações para 200 pessoas.
A Marina Militare italiana tem 6 navios de emprego geral (GP) com canhão principal de 127mm sobre o convés de proa e 4 navios antissubmarino (ASW) com canhão de 76mm instalado no mesmo local, além do canhão de 76mm sobre o hangar comum às duas versões. Todas são classificados na Marinha Italiana como fragatas multitarefa (multiruolo).
Mais lidas
O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]
Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto. Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]
A pandemia interrompeu o comércio internacional, elevando o custo do transporte marítimo de mercadorias e adicionando um novo desafio à recuperação econômica global.
Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados. A ação civil pública foi promovida […]