SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   Desemprego em 2018 foi de 12,3%; 26,9 milhões sem trabalho

Desemprego em 2018 foi de 12,3%; 26,9 milhões sem trabalho


Fonte: Terra (31 de janeiro de 2019 )

A taxa média de desocupação no Brasil em 2018 foi de 12,3%, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta quinta-feira, 31, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

No trimestre encerrado em dezembro, a taxa permaneceu em 11,6%, a mesma observada no trimestre encerrado em novembro. Em igual período de 2017, o desemprego estava em 11,8%.

Faltou trabalho para 26,976 milhões de pessoas no País no trimestre encerrado em dezembro deste ano. A taxa composta de subutilização da força de trabalho recuou de 24,2% no trimestre até setembro de 2018 para 23,9% no trimestre até dezembro deste ano.

 

O indicador inclui a taxa de desocupação, a taxa de subocupação por insuficiência de horas e a taxa da força de trabalho potencial, pessoas que não estão em busca de emprego, mas que estariam disponíveis para trabalhar. No trimestre até dezembro de 2017, a taxa de subutilização da força de trabalho estava mais baixa, em 23,6%.

 

Segundo os dados do IBGE, faltou trabalho em média para 27,401 milhões de pessoas em 2018, uma alta de 3,4% em relação ao desempenho de 2017. A taxa de subutilização média da força de trabalho foi de 24,4% no ano de 2018.

 

Renda

A renda média real do trabalhador foi de R$ 2.254 no trimestre terminado em dezembro. O resultado representa alta de 0,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 204,592 bilhões no trimestre encerrado em dezembro, alta de 1,7% ante igual período do ano anterior.


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais