Obras da 2º fase do VLT começam até junho, diz EMTU
As obras da segunda etapa do VLT da Baixada Santista devem ser iniciadas até junho deste ano, afirmou a Empresa Metropolitana de Transporte Urbanos de São Paulo (EMTU). O projeto prevê a construção de 8 quilômetros de trilhos e 14 estações, de Conselheiro Nébias a Valongo, em Santos. Segundo a EMTU, a licitação para contratação dos serviços está prevista para fevereiro e a empresa vencedora terá até 30 meses para concluir o trabalho, a partir da assinatura do contrato.
O investimento previsto para a segunda fase do VLT é de R$ 280 milhões, e os recursos, de acordo com a EMTU, virão do caixa do governo do estado de São Paulo, somados a um financiamento da Caixa Econômica Federal.
“Os sistemas e subestações de fornecimento de energia já estão contratados para esta ligação e os veículos já estão disponíveis para a futura operação”, informou a empresa.
A estimativa é acrescentar mais 30 mil passageiros/dia ao sistema, hoje operado pela BR Mobilidade no trecho Barreiros (São Vicente) a Porto de Santos, com 15 estações, 11,5 km de extensão e 25 mil passageiros/dia. Atualmente, esse trecho é operado por 12 VLT’s, fabricados pela Vossloh. Em conjunto com o segundo trecho em Santos serão no total 22 veículos em circulação (todos já entregues). Há ainda em planejamento um terceiro trecho, de 7,5km entre Barreiros e Samaritá, em São Vicente, cujo edital do projeto executivo ainda está em planejamento.
Vai e vem
A licitação da segunda etapa do VLT estava prevista para ocorrer em agosto do ano passado, mas o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) pediu a suspensão do processo e a revisão de alguns itens do edital.
Em novembro, o edital foi lançado após a EMTU ajustar o documento conforme o pedido do TCE. Com isso, a sessão pública de abertura de propostas foi adiada para fevereiro de 2019.
Mais lidas
O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]
Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto. Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]
A pandemia interrompeu o comércio internacional, elevando o custo do transporte marítimo de mercadorias e adicionando um novo desafio à recuperação econômica global.
Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados. A ação civil pública foi promovida […]