SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Paulo Alexandre Barbosa aposta em gestão pública inovadora para Santos

Paulo Alexandre Barbosa aposta em gestão pública inovadora para Santos


Fonte: G1 (28 de janeiro de 2019 )
Paulo Alexandre Barbosa conversou com a equipe do G1. — Foto: Liliane Souza/G1 Santos

Santos completa 473 anos neste sábado (26). Em referência à data, o G1 entrevistou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que falou sobre as obras na entrada da cidade e na Ponta da Praia, além de questões como transporte público e gestão do Porto. “Gestão pública no século XXI tem que ser inovadora, tem que ser moderna. Não podemos fazer gestão de forma ultrapassada nem ter conceitos ultrapassados”, afirma.

 

Para o prefeito, é importante fazer parcerias com a iniciativa privada para captar investimentos, como é o caso do projeto de remodelação da Ponta da Praia. “Nenhum município do Brasil, eu diria, teria condições de realizar um investimento desse porte”. Segundo Barbosa, o projeto será um cartão-postal da Cidade. “É um projeto ousado para colocar Santos em outro patamar, em termos de desenvolvimento turístico”.

 

Entrada da Cidade
Segundo Barbosa, quando ele assumiu a prefeitura, não havia qualquer projeto para as obras na entrada da Cidade. “Agora começou aquilo que a pessoas conseguem enxergar, que são as obras. Mas, para chegar nessa etapa, existe uma lição de casa que a prefeitura tem que fazer, que foi muito grande. Em 2013, nós não tínhamos projeto, não tínhamos recursos, não tínhamos nada. Tínhamos a necessidade, de décadas, de fazer essa obra na entrada da cidade”.

 

Ele afirma que a solução definitiva para os alagamentos e enchentes na Zona Noroeste só irá se concretizar quando o conjunto de obras for concluído – o prazo é de até três anos. “Lógico que a cada fase concluída a população vai sentir os efeitos, os primeiros resultados”.

 

O prefeito garante que, ao longo desse período, não irão faltar recursos para garantir o andamento da obra. “Tem financiamento, dinheiro carimbado, ou seja, não vai ter problema de paralisar a obra por falta de recursos”, afirma.

 

Transporte público
Para o prefeito, a solução para que as pessoas diminuíam o uso de automóveis está no investimento no transporte público, além de obras que permitam fluidez no trânsito. Ele afirma que, até o fim de sua gestão, em 2020, toda a frota de ônibus contará com climatização e Wi-fi.

 

Segundo Barbosa, a prefeitura está partindo para a segunda fase do Veículo Leve sobre Trilhos, que fará conexão com toda a região central da cidade. “O grande caminho para a gente poder melhorar o trânsito é, além das obras viárias de grande impacto, a qualificação do transporte coletivo”, diz.

 

Porto de Santos
“Na questão do modelo de gestão portuária, eu tenho a opinião de que o Brasil está na contramão daquilo que está certo em termos de gestão portuária”, diz.

 

Barbosa defende que os municípios participem da gestão do Porto. “Tudo o que se faz no Porto precisa pedir ordem para Brasília. Eu defendo e sempre defendi a descentralização”.

 

O prefeito afirma que também defende a profissionalização da gestão do Porto de Santos e diz que espera que o novo governo tenha a sensibilidade de ouvir e fortalecer união local.

 

“Não dá para o Porto de Santos ser cabide de emprego, lugar para acomodação política de gente que não conhece o que é água nem o que é mar nem o que é Porto. É preciso pessoas qualificadas e preparadas para o exercício da função. Acho que com essas duas medidas a gente vai ter um Porto mais competitivo e eficiente”.

 

Prioridades
O prefeito afirma que os morros, a Zona Noroeste e a área continental de Santos têm prioridade dentro do governo. Ele destaca as entregas do Bom Prato dos Morros, das policlínicas do Morro Santa Maria e do Bom Retiro, além da Vila Criativa da Vila Progresso.

 

No bairro que tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santos, o Dique da Vilda Gilda, Barbosa fala sobre a entrega do Bom Prato. “As pessoas muitas vezes ficam ali e não têm uma refeição no dia. Nós instalamos um Bom Prato dentro do Dique da Vila Gilda justamente para melhorar a vida das pessoas”.

 

Moradores de rua
Sobre a presença de moradores de rua na Cidade, principalmente na orla da praia, Barbosa destacou a entrega do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop.

 

“É importante dizer que essas pessoas só podem sair da rua se elas forem convencidas. Elas têm a opção de estar na rua, a lei faculta essa opção às pessoas. Esse trabalho de abordagem que é feito pelas equipes é um trabalho difícil”, finaliza.


Mais lidas


View this post on Instagram #Repost @brasilexport Presidente do #SOPESP fala sobre Sudeste Export; garanta já a sua inscrição “Participamos do Sudeste Export pela conectividade dos assuntos estratégicos do setor portuário, envolvendo todos os atores que movimentam os principais portos do país. Tendências tecnológicas, ambientais, legais e previsibilidade de fluxos logísticos são temas cruciais para […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais